SECRETARIA GERAL ACADÊMICA

A Secretaria Geral Acadêmica é o órgão que controla e registra as ações acadêmicas dos cursos de graduação, sequenciais, pós-graduação, extensão e outros, sendo responsável pelos atos e fatos acadêmicos dos discentes e docentes do Cesmac, vinculada à Pró-Reitoria Acadêmica.

Desde 2012.2, a Secretaria Geral Acadêmica possibilita aos discentes o atendimento também virtual, disponibilizando toda documentação de fluxo interno e externo, na forma digital.

A Secretaria Geral Acadêmica é dirigida pelo Secretário Geral Acadêmico que irá promover a gestão de todas as suas unidades, obedecendo a regulamento próprio e de acordo com a legislação vigente.

 

Atribuições

  • Responsabilizar-se por todos os serviços relativos ao registro acadêmico, controle e arquivo da documentação escolar dos alunos, incluindo a expedição e registro de diplomas e certificados;
  • Prestar atendimento ao aluno no âmbito de qualquer necessidade acadêmica;
  • Controlar e supervisionar os registros e arquivos acadêmicos;
  • Efetivar as matrículas, os trancamentos, as transferências, os cancelamentos e as desistências;
  • Elaborar Edital de Processo Seletivo para ingresso na Instituição via transferência externa e obtenção de novo título/portador de diploma, bem como para transferência interna;
  • Acompanhar os aproveitamentos de estudos, promovendo seus registros;
  • Expedir históricos, certidões, declarações, e atestados;
  • Manter atualizado o controle de alunos, identificando as diversas situações: matrícula regular, trancamentos, dependências, cancelamentos, transferências, desistência/evasão, concluintes e egressos;
  • Formalizar processos de expedição de diplomas, promovendo seu registro;
  • Emitir e registrar certificados dos cursos de especialização, ministrados em nível de pós-graduação lato sensu;
  • Responsabilizar-se pelo arquivo dos diários de classe e atas finais de cada disciplina/componente curricular oferecido;
  • Prestar orientação sobre as normas acadêmicas aos alunos, professores, funcionários e membros da comunidade;
  •  Assessorar as Coordenações dos Cursos nos assuntos de sua competência;
  • Emitir parecer em assuntos de natureza acadêmica, quando relacionados ao seu âmbito de atuação;
  • Organizar os dados necessários às informações diversas solicitadas pelos órgãos competentes;
  • Administrar e supervisionar o seu quadro de pessoal;
  • Cumprir e fazer cumprir o Estatuto do Cesmac, as normas e regulamentos dos órgãos superiores, e a legislação pertinente;
  • Cumprir e fazer cumprir o Estatuto e as normas e regulamentos da Entidade Mantenedora – FEJAL.

Contatos

  • Atendimento: (82) 3215-5028 / 5080 / 5092
  • Diplomas: (82) 3215.5187 / 5100

PERGUNTAS FREQUENTES

É considerado regular o aluno que não tem nenhuma dependência acadêmica, financeira ou com a biblioteca. Se você se enquadra nesta situação, você poderá realizar sua rematrícula após o pagamento.

Se você tiver até duas dependências acadêmicas e não apresentar nenhuma pendência financeira ou com a biblioteca terá sua rematrícula. No entanto, caso você queira se matricular para uma ou para as duas disciplinas que estão pendentes, deverá procurar pessoalmente a coordenação do Curso e optar pela disciplina pendente que você pretende cursar.

Se você está em situação irregular (pendência financeira), você deverá imprimir a 2ª via do boleto no site (Cesmac online > Financeiro > impressão de boletos) e efetuar o pagamento do valor total mais os juros correspondentes ao atraso.

Somente 2 dias úteis após o pagamento do boleto você poderá fazer sua rematrícula no site do Cesmac. Este prazo é necessário para que o pagamento seja identificado em nosso sistema financeiro.

Se tiver outras pendências financeiras você poderá recorrer ao Acordo online (menu financeiro > negociação), se preferir, procure as áreas de atendimento do Campus I – Edifício Profº Eduardo Almeida.