Grupos de pesquisa e extensão realizam debate sobre sistema carcerário

Ressocialização dos detentos em Alagoas foi um dos temas.

17/02/2017 às 11h27

O Auditório Íris II, no Campus III – Padre Teófanes Barros, ficou lotado para a mesa redonda: “Sistema Carcerário no Brasil: Criminalização versus Direitos Humanos”. O espaço foi mediado pela professora mestra Regina Lopes, assessora da Pró-reitoria de Extensão (Proex).
A mesa foi composta por especialistas na área que dividiram as apresentações em temas. O professor França Filho abordou o diagnóstico do sistema penitenciário brasileiro. “Garantias Constitucionais no Sistema Penitenciário – Direitos Humanos para quem?” foi o tema tratado pelo professor Everaldo Patriota.
O evento ainda contou com a presença do professor mestre Marcelo Jobim, que discursou sobre Solidariedade e Execução Penal. A Ressocialização dos Detentos em Alagoas: perspectivas foi o tema explanado pelo padre Manoel Henrique.
O objetivo da mesa foi debater a atual conjuntura dos presídios brasileiros, focando nas rebeliões que vitimaram mais de 100 pessoas em alguns estados. A realização do evento foi do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gêneros e Diversidade Étnico-Racial e Sexual (Negres) e do Núcleo de Pesquisa em Antropologia Jurídica (NPAJ) com o apoio da Proex.