Vice-Reitor do Cesmac Lança Livro

“Imago Controversa: A Emancipação de Alagoas”.

01/12/2016 às 10h24

Em solenidade ocorrida no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL), o vice-reitor do Cesmac professor doutor Douglas Apratto Tenório lançou o livro “Imago Controversa: A Emancipação de Alagoas”.
Professor e Historiador miguelense, o vice-reitor do Cesmac Douglas Apratto Tenório possui inúmeras obras publicadas sobre a historiografia alagoana e regional, com uma vasta contribuição à educação do estado de Alagoas.
A iniciativa foi do presidente do IHGAL Jayme Lustosa de Altavila, que destacou o trabalho como importante acervo celebrativo aos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas. O professor Álvaro Queiroz integrou a mesa de lançamento.
O evento contou com a presença de vários colaboradores do Cesmac como: pró-reitor Acadêmico de Graduação professor doutor Mauro Martins, a pró-reitora de Ação e Extensão Comunitária professora doutora Vera Romariz. O gestor do Departamento de Marketing Waldemir Júnior, a coordenadora das Bibliotecas Eliete Sousa, a coordenadora Jurídica doutora Michella Grey, a museóloga Carmem Lúcia Dantas e o escritor Carlito Lima.
Além disso, teve a presença dos coordenadores dos cursos de Nutrição – Andréa Aragão, Odontologia – Roberta Penteado, Serviço Social – Nádia Rodrigues, Ciências Contábeis – Avelino Araújo e de Medicina Veterinária – Rogério Barroso, a chefe de gabinete da vice-reitoria professora Mary Lima, entre outros.
O coordenador do Setor de Gestão com Pessoas Gustavo Silva presenteou o vice-reitor com uma ilustração em moldura bastante expressiva.
Sobre o Livro
A obra reúne uma coletânea de textos sobre a cultura vista como um complexo acervo de realidades múltiplas e igualmente importantes como, por exemplo, os elementos da cultura popular e erudita, com o adequado tratamento museológico da questão.
O livro discute, ainda, a história alagoana, em especial a questão histórico-política da Emancipação de Alagoas e do Estado de Pernambuco. Para o autor, “a questão emancipatória implica uma noção fundamental de maioridade política, uma condição de “soberania política, econômica e cultural, pela qual o sujeito coletivo detém os comandos de sua autodeterminação e se opõe a qualquer forma de sujeição”.
O livro faz parte da Editora Cesmac, que fundamentalmente visa editar, divulgar e distribuir no Estado de Alagoas e no país, obras de caráter acadêmico, que constituam produtos de pesquisas, como dissertações de mestrado e teses de doutoramento, além de catálogos de arte de exposições promovidas pela Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes.