Abertura Oficial traz palestra sobre “O Conhecimento em Rede”

Semana Cesmac de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016.

19/10/2016 às 15h37

A Semana Cesmac de Ciência, Tecnologia e Inovação foi aberta oficialmente na noite de ontem, 18, com solenidade realizada no auditório João Sampaio. Os reitores da Instituição doutor João Rodrigues Sampaio Filho e o professor doutor Douglas Apratto Tenório destacaram a importância do evento e da programação, que acontece até a próxima sexta-feira, 22.
O público foi recepcionado pelo Coral Cesmac, que recentemente completou 10 anos de trabalho.  A palestra solene foi realizada pelo professor adjunto do departamento de engenharia estrutural da Universidade Federal de Alagoas, membro do grupo de mecânica computacional e materiais, com doutorado em engenharia de estruturas Eduardo Setton Sampaio da Silveira. O assunto debatido pelo convidado é também o tema da semana “O Conhecimento em Rede”.
O evento teve ainda a presença da representante do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – Pablo Viana, a chefe de gabinete Adélia Felix.
O momento destacou o trabalho de todos que fazem a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPG).
 
PSIC
O evento também recebeu os novos pesquisadores do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), coordenado pela professora doutora Kristiana Mousinho. O programa foi implantado em 2004 com o objetivo de estimular o desenvolvimento da iniciação científica na Instituição e formar jovens pesquisadores.
As principais atividades desenvolvidas no PSIC- Cesmac são: seminários, jornadas e oficinas de iniciação científica, além de publicações na Revista Semente de Iniciação Científica, vinculada à própria Instituição.
Atualmente, foram submetidos 238 projetos, com aprovação de 116, sendo distribuídos da seguinte forma: 68     PSIC, 14            PIBIC/CNPQ, 15 Santander, 15 Fapeal, 04 Ciências e Tecnologia e 25 projetos - PSIC/voluntário. No total, 350 pesquisadores entre docentes e discentes estão envolvidos no processo.