Pesquisa de Farmácia é premiada em evento científico nacional

Encontro de Farmácia do Centro Sul de Sergipe e Simpósio de Farmácia.

22/02/2016 às 12h01

O universitário do curso de Farmácia do Centro Universitário Cesmac Erick Hanon de Araújo Pereira participou do III Simpósio de Farmácia do III Encontro de Farmácia do Centro Sul de Sergipe, ocorrido na Universidade Federal de Sergipe, campus Lagarto.

O acadêmico, que é bolsista Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e estudante do 8º período do curso de farmácia, apresentou o projeto e foi premiado dentre mais de 30 trabalhos apresentados, sendo o único representante de Alagoas.

Além de Erick Pereira também foram autores do trabalho os estudantes: Kassio Ronney Lessa Siqueira, Ticiano Gomes do Nascimento e Ana Flávia Oliveira Santos. O tema é: Estudo de acompanhamento de estabilidade de comprimidos de metformina comercializados na cidade de Maceió/AL, que foi desenvolvido no Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), coordenado pela professora doutora Kristiana Mousinho, e financiado pelo PIBIC.

Segundo o acadêmico, “pesquisar e divulgar resultados relevantes socialmente nos faz amadurecer, pois nos tira do processo ensino-aprendizagem de dentro da sala de aula e faz com que entremos em contato com o mundo real, a prática propriamente dita. Sergipe e Alagoas são estados próximos, mas que, na minha ida ao evento, percebi o quanto possuem campos de pesquisas distintos, o que fortalece a necessidade de se fazer esses intercâmbios acadêmicos. Sou grato ao CNPq por ter fomentado a minha pesquisa e ao Cesmac por ter aprovado o projeto, confiando nas minhas habilidades e na orientação excepcional da minha orientadora professora doutora Ana Flávia Oliveira Santos”, declarou o estudante.

A pesquisa foi desenvolvida, durante a vigência do PSIC/PIBIC 2014-2015, possibilitou bons frutos. Segundo a orientadora professora doutora Ana Flávia Oliveira Santos, “acompanhar a desenvoltura e o avanço científico dos estudantes em encontros regionais motiva cada vez mais o trabalho como discente pesquisador, uma vez que resultados como esses contribuem diretamente para o desenvolvimento pessoal de ambos”, afirmou.

Ainda de acordo com a docente, “graças ao Programa semente de Iniciação Cientifica, oportunidade única e diferenciada concedida pelo Cesmac aos graduandos e professores pesquisadores, temos a chance de participar de maneira direta da formação acadêmica, pessoal e cientifica dos discentes. Esse processo contribui para formação de futuros pesquisadores, os quais em breve estarão contribuindo para o avanço das atividades cientificas e tecnológicas no país.