Núcleo de Robótica do Cesmac recebe estudantes de Viçosa

O professor Mozart de Melo Alves Júnior e o representante da direção Romiksson Cristiano do Cesmac, receberam na tarde de hoje, 28, no Núcleo de Robótica, campus IV, alunos da Escola Municipal Pedro Carnaúba, do município de Viçosa. Os estudantes do nono ano, Natanael Ferreira e José Lucas da Silva vieram apresentar, sob a orientação do professor de matemática, João Paulo Falcão, alguns protótipos que eles desenvolveram na Escola.
Em 2017, tentando resolver o problema de descarte de materiais eletrônicos quebrados e com a intenção de criar soluções surgiu o centro de coleta da cidade, que já tem 3 certificados de destinação, fazendo o descarte correto dos materiais. Porém, a ideia do professor João Paulo Falcão foi acreditar no potencial dos alunos e ensiná-los a criar protótipos a partir da sucata, surgindo assim a Robótica Sucational na Escola promovendo a sustentabilidade.
Hoje, eles apresentaram alguns protótipos feitos por eles a partir da utilização da sucata e de recicláveis. A Baratinha Tonta, que foi construída com uma escova de cerdas reciclada, funciona com bateria de 7,5W e limpa superfícies; um massageador, também feito de escova; o Robô mordomo e o protótipo de uma casa sustentável, que inclui placa de mouse usada, simulando um ambiente com sensores para economia de energia. Nada no projeto foi comprado, todos os componentes são sucata reutilizada.
Professor Mozart de Melo Alves Júnior registrou a importância da participação, da visita da Escola para mostrar o Núcleo de Robótica, “ela tem um papel decisivo até para a evolução da robótica no nosso Estado. Ficamos muito felizes de ver alunos do nono ano de escola pública pensando na melhoria, que utilizam sucata como meio de criação de projetos. A gente como Núcleo de Robótica muito mais estruturado, muito mais organizado, ficou surpreendido com a força de vontade, com a organização, o conhecimento das crianças em torno da robótica. É interesse do Cesmac fazer parceria, firmar parceria com a prefeitura para que eles participem, que sejam treinados, para que aprendam também um nível maior de robótica. É importante para o nosso Núcleo fomentar a cultura da robótica em Alagoas ”, concluiu o professor.
Os estudantes ficaram visivelmente empolgados e interessados nos protótipos que o Núcleo tem, como a Ecobike,   Óculos de Realidade Virtual, Robô Totem, Simulador de Pânico de Voo, Robô de Inspeção de Corais e os Robôs Sumô. Todos projetos de iniciação científica, que começaram com pesquisa até se tornarem realidade.