Professores e acadêmicas de Direito do Cesmac participam de Congresso Internacional

O Coordenador do Núcleo Acadêmico Afro e Indígena (NAFRI/CESMAC), Prof. Dr. Jorge Vieira, e professor mestre Sandro Lôbo, e as acadêmicas Evelyn Bulhões e Stefanya Costa do curso de Direito do CESMAC, apresentaram projetos de pesquisa no X Congresso da Rede Latino-americana de Antropologia Jurídica (RELAJU), realizado entre os dias 9 e 13 do mês corrente, no Chile, com o tema “Los desafios de la diversidad y el pluralismo a 20 años de la creación de la Red Latinoamericana de Antropologia Jurídica”.
O pré-congresso foi realizado na Universidade de Santigo, capital de Santiago do Chile, nos dias 9 e 10, com palestras destinadas à informação e formação teórica, com temas preparatórios sobre temas variados, a exemplo da interculturalidade, diversidade plurismo jurídico, criminalização, judicialização, gênero, direitos indígenas, autonomia dos povos indígenas.
A cidade de Temuco, localizada na região de Araucanía, onde se encontra uma grande presença do povo Mapuche,  acolheu o Congresso da RELAJU, no Campus da Universidade Católica, entre os dias 11 e 13, onde ocorreram as conferências, simpósio e as apresentações no grupo de trabalho.
Foram apresentados trabalhos pelos professores Jorge Vieira e Sandro Lôbo e as estudantes de Direito e monitoras do NAFRI,  Stefanya da Costa e Evelyn Bulhões, com os temas “O Caso Xucuru: lacunas e omissões da sentença proferida pela Corte de Direitos Humanos” , e autro “A resistência do povo Kalankó em face ao conflito da demarcação territorial e omissão estatal”.
O professor Jorge Vieira destaca a importância do Cesmac em apoiar a participação de seus professores e alunos em eventos científicos, com o objetivo de socializar as pesquisas desenvolvidas pela instituição e articular ações científicas conjuntas com outros organismos internacionais.