Estudantes de enfermagem participam da Ação Outubro Rosa em Rio Largo

Foi realizada no dia 4 de outubro de 2018, na Estratégia Saúde da Família Jorge Nunes pertencente ao município de Rio Largo, a Ação Outubro Rosa do curso de enfermagem do CESMAC. Participaram as enfermeirandas Dannyele Brechó, Laís Vilela, Luana Tenório e Nathalia Lima, do 9ºperíodo no ESO I (Estágio Supervisionado Obrigatório).Tal ação visa conscientizar sobre  a importância do conhecimento da população sobre o autoexame e prevenção do câncer de mama, identificando  assim os sinais e sintomas precocemente.
Foi uma manhã de troca de conhecimentos, pois houve relato de casos entre as participantes da roda de conversa.
‘’A realização do autoexame é orientada para ser feita pelo menos uma vez ao mês, principalmente naquelas mulheres com mais de 40 anos e que tenham algum fator de risco, como não ter amamentado por exemplo. Apenas o autoexame não é suficiente para o diagnóstico, orientamos as mulheres a comparecem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para exames específicos”, afirmou a Enfermeira e Professora Elvya Lylyan.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer o rastreamento do câncer de mama é uma estratégia dirigida às mulheres na faixa etária em que o balanço entre benefícios e riscos dessa prática é mais favorável, com maior impacto na redução da mortalidade. Os benefícios são o melhor prognóstico da doença, com tratamento mais efetivo e menor morbidade associada.
‘’Enquanto enfermeiranda, me sinto muito satisfeita ao proporcionar junto com minhas colegas, esta roda de conversa com as mulheres que são atendidas na UBS onde estamos estagiando, é um momento singular na minha formação. Somos preparadas para o atendimento do Sistema Único de Saúde e, também, para a atenção primária de UBS.  Atividades educativas são de suma importância para conscientização e sensibilização para prevenção, neste caso, do câncer de mama’’, concluiu a estudante Nathalia Lima.