Alunos do curso de Fisioterapia participam de Visita Técnica ao Hospital Portugal Ramalho

Os alunos do curso de Fisioterapia realizaram uma visita técnica ao Hospital Portugal Ramalho sob supervisão da Profa. Cristiane Gomes de Souza. O objetivo foi orientar e sensibilizar o grupo na percepção sobre alguns aspectos da realidade de pacientes atendidos em hospital psiquiátrico e as atribuições do profissional fisioterapeuta nesse processo.
A atividade aconteceu na disciplina de Psicologia Aplicada à Fisioterapia, onde foi trabalhado o tema: “Transtornos de Personalidade”. Também foi objetivo ampliar a visibilidade dos aspectos psicológicos presentes entre pacientes e profissionais em hospital psiquiátrico, considerando-se as características potencialmente aversivas da situação de tratamento e as típicas manifestações comportamentais nesse contexto.
Outro ponto importante na ação foi conhecer e analisar como os comportamentos se revelam sobretudo no que tange a promoção e prevenção à saúde mental, para propor intervenções em cada situação, bem como as variáveis que os afetam, utilizando a visita para contribuir com análises e mudanças significativas entre a formação e para a práxis do futuro fisioterapeuta.
A intenção também foi desenvolver nos alunos competências e habilidades específicas como: atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde, sensibilizados e comprometidos com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o, entre outras coisas.
Durante a visita, foi observada a realidade de pessoas que possuem transtornos mentais que levam ao comprometimento de ações no cotidiano. Foi possível conhecer a rotina dos pacientes, da equipe multidisciplinar, bem como as atividades recreativas que os residentes e pacientes temporários participam no Hospital Escola Portugal Ramalho, especialmente atividades do profissional fisioterapeuta.
Com o trabalho foi possível apontar e promover tratamento fisioterapêutico incluindo: alongamentos dinâmicos e diários; avaliação e reeducação postural; exercícios aeróbicos (dança, esportes, entre outros); mecanoterapia e terapia manual para ganho de amplitude, marcha, diminuição do quadro álgico e contraturas.