108 anos do maior Educador de Alagoas: Padre Teófanes Augusto de Barros
O Centro Universitário CESMAC e sua mantenedora, Fundação Educacional Jayme de Altavila – FEJAL, marcam o 13 de julho pela passagem do aniversário do Padre Teófanes Augusto de Barros, merecidamente reconhecido com o maior educador que Alagoas já teve.
Nascido em julho de 1912, no município de São José da Lajes/AL, faria 108 anos se estivesse vivo. A trajetória do Padre é reconhecida até os dias de hoje, pois foi um idealista, fundador do Centro Universitário CESMAC, para oferecer aos trabalhadores a opção de terem acesso ao ensino superior no período noturno, estabelecendo uma de suas maiores contribuições para a formação no ensino superior.
Também fundou a Campanha Nacional de Educadores Gratuitos e o Colégio Guido de Fontgalland. Foi professor da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, criou a Faculdade de Filosofia de Alagoas, sendo um dos fundadores da UFAL.
Músico, poeta, filosofo, teólogo e professor, fez Licenciatura em Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco. Foi ordenado Presbítero no ano de 1934. Também participou de cursos por todo o mundo. Foi membro da Academia Alagoana de Letras e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas.
Dedicou toda a vida a um só ideal, “EDUCAR PARA ELEVAR”, tornando-se o maior educador de Alagoas. As contribuições repercutem na memória de gerações de alunos que estudaram nas instituições que criou. Expressou uma visão para além do seu tempo, com obras educacionais e concepção religiosa, cultural e social em prol dos filhos dos trabalhadores. Em 21 de junho de 2001, Padre Teófanes faleceu deixando um importante legado para a educação e formação dos alagoanos.