CESMAC na caminhada do “Janeiro Branco” – atenção para a saúde mental

O mês de janeiro é marcado pela Campanha “Janeiro Branco”, que trabalha a importância da saúde mental. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia (CRP – 15), realizam uma série de atividades alusivas à data.
A caminhada, que aconteceu na manhã deste domingo, na orla da Pajuçara, faz parte da programação que abrange uma série de ações envolvendo vários parceiros, estudantes e profissionais da Psicologia.
O Centro Universitário CESMAC marcou presença na ação com a participação de vários graduandos, egressos e professores do curso de Psicologia da Instituição. A Psicóloga e coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade do CESMAC, além de também ser presidente da Comissão de Psicoterapias do CRP-15, Janaína Diniz, destacou o objetivo desse movimento. “O trabalho está focado na prevenção, pois atuamos numa perspectiva psicoeducativa, levando informação e esclarecendo as pessoas sobre a importância de observar os sinais que podem indicar algum comprometimento da saúde mental”, afirmou.
De acordo com a presidente do CRP – 15, Laeuza Farias, que também é técnica em Saúde Mental da Sesau, a escolha do mês de janeiro acontece por ser uma data em que as pessoas estão predispostas a pensar sobre suas vidas em diversos aspectos. “O Janeiro Branco vem na perspectiva de preservação da saúde mental tirando o foco de possíveis situações adoecedoras. Cada vez mais esse aspecto está se tornando melhor visualizado pela sociedade e com isso o preconceito de procurar um Psicólogo está diminuindo. O importante é formar uma consciência de que procurar um profissional da área não se trata de loucura, mas sim de cuidar de você”, explicou.
Com o slogan “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”, psicólogos, outros profissionais da saúde e cidadãos da capital, estão mobilizados para chamar a atenção de toda a sociedade – e, principalmente, das autoridades – para questões e demandas da Saúde Mental no Brasil e no mundo, uma vez que a Campanha nascida em Uberlândia (MG) em 2014, já se difundiu para outras nações e continentes.
Homenagens
A caminhada também foi marcada por homenagens ao ex-presidente do CRP -15, Psicólogo Felix Vilanova Barros, falecido no final do último ano, vítima de infarto. Familiares e a esposa do saudoso profissional participaram da ação.
Quem também recebeu homenagem foi o jornalista Marcelino Freitas Neto, que sofreu uma falência múltipla dos órgãos, provocada pela ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença do sistema nervoso, que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas. O profissional atuava na Assessoria de Comunicação do órgão.