8ª Corrida do Cooperativismo

Aconteceu no sábado, 20, na orla da Pajuçara, a 8ª Corrida do Cooperativismo. Participaram cerca de 1200 pessoas. A corrida teve 3 categorias: 5, 10 e 15 quilômetros (entre cooperados e não cooperados), além da categoria Kids, contando com um total de 100 premiações.
Além dos corredores, entre eles colaboradores, professores e estudantes do Cesmac, estavam presentes representantes de cooperativas e os cursos de Nutrição, Fisioterapia, Educação Física e Logística (EAD) do Centro Universitário Cesmac. A professora Júnia Porto de Nutrição, disse que o principal objetivo foi orientar as pessoas quanto ao uso adequado de suplementos que são utilizados em combinação com uma alimentação equilibrada. “Hoje existe toda uma preocupação do público em geral com o mundo fitness, existe um apelo para a utilização de suplementos. A nossa preocupação é orientar sobre os excessos, sobre o perigo do uso inadequado de suplementos. Existe um marketing muito forte nessa área, muito apelo para o consumo. A orientação deve ser sempre individualizada e para isso temos a Clínica de Nutrição no Cesmac. Temos que considerar o uso desses produtos de acordo com a idade, o gênero e com o plano de atividade física”, concluiu a professora e coordenadora da Clínica de Nutrição e ambulatório de Nutrição Esportiva.
O novo curso superior tecnológico de Logística (EAD) está sendo lançado e sua coordenadora, Carol Beltrão, disse: “ viemos aqui fazer a divulgação e dar suporte na estruturação do espaço que o Cesmac está ofertando para os participantes. Começamos a organizar logisticamente o espaço: mesas, cadeiras, banners. Já começamos a mostrar para os  alunos que estão aqui a importância de cada coisa ter seu lugar, todo o pré evento é importante para o pós, ainda mais num evento como esse. A logística entra no planejamento, na antecipação, na coordenação não só de eventos, mas também de processos dentro das organizações que tem estoque, pessoas, recursos e tudo isso influencia estrategicamente no lucro da empresa. O curso do Cesmac vem para formar alunos para ir rapidamente para o mercado, para que ele não perca tempo e dê o máximo de retorno para a empresa ou organização em que vai trabalhar”.
O curso de Educação Física esteve presente orientando as pessoas, fazendo alongamento e instruindo os presentes sobre a importância do exercício bem praticado na saúde, na melhora da qualidade de vida e no dia a dia das pessoas. Segundo o coordenador Vítor Fabiano  “esporte é vida”.
Antes da corrida, a professora Aline Carla, de Fisioterapia, esteve junto com as alunas do curso alongando e preparando o material que seria utilizado. Logo após o término da corrida, conforme os corredores iam chegando, se dirigiam imediatamente para as macas da Fisioterapia para receber tratamento pós corrida. Muito gelo, alongamento e massagem para não ocorrer lesões. A barraca ficou lotada e todos receberam atenção qualificada.
A orientadora geral pedagógica do Cesmac, Samara Almeida Griz, ficou muito satisfeita com a participação dos cursos da IES e com o resultado obtido pelos estudantes e professores na corrida. A professora Mayara Damasceno ficou em 3 lugar entre as mulheres e o estudante de Educação Física Samuel Rodrigues da Silva Júnior, ficou em primeiro lugar no geral, fazendo os 15 quilômetros em 1h06.