Curso de Psicologia do CESMAC realiza prática remota com empresas de Alagoas
O curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC vem realizando práticas remotas nas disciplinas de Psicologia Organizacional e do Trabalho, Psicologia das Organizações e do Trabalho, Intervenção Consultiva e Tópicos Especiais II.
O objetivo principal é conhecer, elaborar, desenvolver, tratar e validar instrumentos de pesquisas socioemocionais com profissionais psicólogos e empreendedores, além de pesquisa de clima com funcionários de empresas alagoanas. Na atividade participaram as empresas Play Educação, Pratagy Resort, Bodega do Sertão, Illa Sorvetes e outros empreendimentos voltados para diversos seguimentos da gastronomia alagoana. Em todas as práticas foi fechado o ciclo de aprendizagem vivencial do semestre com reuniões de devolutivas remotas com a participação dos empresários empreendedores e representantes da força de trabalho.
Com os formandos de Psicologia 10º período (tarde e noite) foram desenvolvidos encontros com líderes e funcionários do Pratagy Resort – todos com aplicação de avaliação de reação para cada momento. Durante todo ciclo de aprendizagem a comunicação aconteceu com convites em formato de cards, envio por e-mail e WhatsApp, aplicação de pesquisas no formato Google Forms, uso das plataformas Teams e Meet, e lives táticas pelo Instagram com a integração dos acadêmicos de Psicologia, Fisioterapia e Odontologia.
De acordo com a Profa. Dra. Cristiane Souza, que orientou os acadêmicos e ministras disciplinas com ênfase na Psicologia Organizacional e em Saúde, o processo possibilita a discussão na formação e experiências profissionais em duas importantes práticas no campo de trabalho em intervenção em Psicologia. “Sempre vejo a importância da atenção integral ao sujeito, principalmente ao trabalhador nas organizações e colocando os conteúdos de cada disciplina com essa inter-relação e sobre a importância da interdisciplinaridade. Fico muito feliz em conseguir desenvolver práticas com todas as disciplinas, ainda que remotas, pelo momento atípico que estamos vivenciando. Encerramos ricamente o semestre e agradeço aos alunos pelo bom andamento deste período. Esperamos que a aprendizagem vivencial e nossas aulas possam incentivar formas criativas, competentes e éticas para realizar práticas profissionais e produções do conhecimento”, afirma.
Elaine Gomes, Gestora de Pessoas do Pratagy Beach Resort, afirma que “referente aos projetos da Gestão de Pessoas todos são voltados para saúde mental, visto termos várias parcerias com instituições de ensino superior, como o CESMAC, por exemplo, possibilitando através da ciência multidisciplinar o desenvolvimento de projetos e encontros voltados para qualidade de vida dos colaboradores, sobretudo focados na elaboração de artigos, que são submetidos a congressos e apresentados no Encontro Científico do Aprendiz na Hotelaria, evento que realizamos anualmente em parceria com faculdades e demais instituições de ensino”, detalha a gestora.
Os acadêmicos acreditam que o momento é de suma importância para a formação e ainda para colocar em prática os conteúdos estudados. Ludmila Santos, do 10º período noturno de Psicologia, acredita que “a atividade prática realizada com os líderes do Pratagy Resort foi muito desafiadora, por se tratar de um público-alvo com perfil mais específico e também pelo caráter inovador, pelo fato da atividade ter sido conduzida remotamente. Outro ponto de destaque foi a participação efetiva dos envolvidos, sendo muito colaborativos, com interação durante todo o processo e contribuindo de forma significativa para o sucesso da facilitação.
Ainda segundo Ludmila, “sob o aspecto da aprendizagem, a atividade facilitou a compreensão dos conteúdos teóricos abordados em sala de aula, proporcionando uma experiência real sobre a práxis de uma intervenção consultiva, as variáveis existentes nesse processo e as habilidades que o Psicólogo necessita desenvolver para estar atento a cada detalhe. Além disso, a prática atingiu os objetivos esperados para a disciplina de Intervenção consultiva, superando as expectativas e agregando conhecimento para a formação profissional dos alunos”, explica.
Gustavo Felipe, acadêmico do 8° período de Fisioterapia, que participa do projeto extensionista multidisciplinar, coordenado pela professora Cristiane Souza afirma: “o projeto é de grande valia, pois as atividades desempenhadas para os trabalhadores do Resort Pratagy, são criadas diante da própria demanda que eles nos passam. Diante disto, nós da equipe multidisciplinar, nos reunimos e formamos uma educação em saúde. Eu particularmente vejo a importância desse projeto, em meio a essa pandemia, pois muitas pessoas estão abaladas psicossomaticamente, e esse a iniciativa faz um acolhimento sem igual. Na minha visão, esse projeto é fundamental pois o CESMAC, visa preparar os seus alunos para o mercado de trabalho, e os que abraçam a causa e as oportunidades só tendem a ganhar conhecimento”, reforça.
Para Marcos André Ferreira dos Santos, que faz o 6º Período noturno de Psicologia, “a seriedade e o compromisso que nos possibilitaram a realização da Pesquisa de Clima com a Play Educação – Empresa que capacita jovens para o mercado de trabalho há mais de 50 anos, foi de grande importância para nossa vida profissional. Aliás, foi através dessa vivência, que adquirimos mais uma experiência no campo da Psicologia Organizacional, tendo inclusive a possibilidade de sugerir um Plano de Ação para os pontos elencados durante a pesquisa”, destaca.
“Acredito que o trabalho com os colaboradores do Pratagy foi um dos mais importantes durante o período de academia, não só melhorando meu conhecimento em uma área onde anteriormente não tinha muita confiança, o que agora tenho e me sinto capaz, bem como ampliar o olhar sobre um futuro profissional melhor e com um leque maior de possibilidades. Outro ponto importante foi a total interação com a academia, contando com a presença sempre constante e motivadora da professora Cristiane, onde pude ressignificar coisas que jamais teria feito antes. Meus totais agradecimentos a docente por tornar tudo isso possível”, declara Pedro Rosemberk Vieira Rodrigues, que faz o 10º período vespertino.
A aluna Jaine Góes, que faz o 6º período vespertino de Psicologia, explica: “durante o período de graduação sabemos o quanto a pesquisa é importante e o quanto agrega em nosso currículo no fim e durante da graduação. Com a pesquisa de clima foi percebido como funciona de uma forma prática uma das várias contribuições da Psicologia dentro de uma organização. Portanto, essa pesquisa foi muito benéfica para ambas as partes envolvidas. Nós, enquanto alunos, tivemos a percepção da Psicologia Organizacional na prática e a empresa pôde aprimorar pontos com seus funcionários a partir da nossa pesquisa e devolutiva”, relata.
Segundo Raphael Melo, que faz 8° período vespertino, também do curso de Psicologia, “a experiência que tivemos na elaboração de uma pesquisa socioemocional com empreendedores locais foi muito positiva. Algumas pessoas da turma não tinham experiência em desenvolver trabalhos deste porte, então criou-se um ambiente de cooperação que favoreceu trocas de conhecimento e ajuda mútua. Além disso, foi importante estabelecer um contato com os respondentes da pesquisa, mostrar como podemos, com o nosso trabalho, ajudá-los a compreender melhor as dificuldades que eles estão enfrentando e como podem ser superadas”, afirma.