Curso de Psicologia promove ação de conscientização alusiva ao dia mundial do Autismo

Na tarde desta terça-feira, 2, alunos do estágio em processos educativos do curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC, realizaram uma ação de conscientização alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Na ocasião, os acadêmicos do 9º período entregaram panfletos explicativos e conversaram com as pessoas sobre a doença e principalmente, sobre a inclusão dos portadores da doença na sociedade e no ambiente acadêmico.
Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) o dia 2 de abril para celebrar e aumentar a conscientização acerca do autismo, a data tem por objetivo difundir informações para a população e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas por esta síndrome neuropsiquiátrica. Entre as diferentes apresentações do quadro clínico, são comuns os sintomas de Maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal ou não verbal, a interação social, comportamentos caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses.
Para a coordenadora do curso de Psicologia, Profa. Sônia Helena, “a pauta sobre a inclusão de portadores de necessidades especiais é muito importante. Hoje, estamos reunidos na intenção de sensibilizar a comunidade acadêmica acerca do autismo”.
A Profa. Esp. Silvana Paula Alcântara, supervisora do estágio obrigatório de psicologia em processos educativos, diz “a assistência às pessoas que portam necessidades especiais é uma atividade da psicologia, por isso, o autismo fazendo parte desse processo, estamos realizando ações para conscientizar e informar de forma mais adequada sobre os transtornos do espectro autista. ” A docente ministra a disciplina de Psicologia e Necessidades Educativas Especiais.
Em todo mundo, a cada 5 crianças que são diagnosticadas, 4 são meninos, por isso a justificativa da cor azul ser a escolhida para a campanha.
Núcleo Psicopedagógico e Acessibilidade
Sob a coordenação da Psicóloga e Profa. Janaína Diniz, o NAPC funciona como parte do processo do ensino-aprendizagem e inclusão de pessoas com necessidades especiais.

“Uma das atividades do núcleo é acompanhar acadêmicos com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, incluindo aqueles com Transtorno do Espectro Autista, visando a sua plena acessibilidade ao Ensino Superior (arquitetônica, comunicacional, pedagógica e atitudinal) e o desenvolvimento das competências e habilidades previstas no perfil do egresso do curso escolhido em igualdade de condições” afirmou Janaína.
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Acessibilidade atende à toda comunidade acadêmica da Instituição e funciona no Campus I.