Alunos do 5º ao10º períodos do curso de Psicologia do Centro Universitário CESMAC, coordenado pela profa. Ma. Sônia Helena Galvão, estiveram ontem, 27, no auditório do campus III, 18h, para participar do Seminário sobre Enfrentamento de Crises em Situações de Emergências e Desastres.
Com o objetivo de compreender de que forma a psicologia está preparada para enfrentar situações de crises, emergências e desastres, as professoras Ma. Carmen Rúbia Rangel Gomes, Dra. Daniela Botti da Rosa do CESMAC e a psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, que está atuando na crise do bairro do Pinheiro, Silma de Oliveira, palestraram e debateram sobre o assunto com os alunos. Ainda foi discutida a atuação do psicólogo em situações de desastre e a intervenção da psicologia nas emergências.
O Seminário serviu, também, para desenvolver a capacidade de comprometimento, de manter-se atualizado e usar do conhecimento adquirido para gerar resultados inovadores, capacidade de propor soluções aos problemas apresentados e facilitar a resolução construtiva de conflitos, visando a obtenção de resultados satisfatórios.
Segundo a coordenadora, haverá ajuda psicológica para a população do bairro do Pinheiro, inclusive para ajudar nossos alunos que lá residem, fazendo grupos operativos de apoio. Esse apoio se dará por meio do programa do CESMAC, “Quem forma, cuida”.