CESMAC recebe Prof. Dr. da Mackenzie e escritor do livro “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes”, Carlos Leite, no Simpósio Internacional das Engenharias, Arquitetura e Sistemas de Informação

Palestra foi seguida de mesa-redonda com a participação de engenheiros e especialistas em empreendedorismo

31/05/2019 às 15h40

A programação do evento recebeu o Arquiteto e Urbanista, além de Prof. Dr. da Universidade Presbiteriana Mackenzie Carlos Leite. O convidado participou de palestra na noite de ontem, 30, integrando a programação do Simpósio Internacional das Engenharias, Arquitetura e Sistemas de Informação.
O palestrante falou sobre o tema “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligente”, que também é o título de um dos livros de referência no assunto e publicado pelo autor. A obra oferece um panorama da sustentabilidade das cidades, abordando os maiores desafios: questões ambientais, moradia, mobilidade, exclusão e segurança, oportunidades, governança. O autor propõe o debate de como tornar as cidades sustentáveis e inteligentes, apresentando os conceitos mais importantes do urbanismo sustentável, os novos paradigmas e exemplificando as iniciativas bem-sucedidas com casos reais, o que foi também o foco da apresentação feita para alunos, professores e profissionais, que lotaram o auditório João Sampaio, no Campus I da Instituição.
O palestrante mestre e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP), pós-doutor pela California Polytechnic  University em Desenvolvimento Urbano Sustentável. É professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor visitante nos cursos de MBA em Gestão Ambiental, na FIA (FEA/USP), Fundação Dom Cabral e Istituto Europeo di Design. Palestrante e professor visitante em diversas instituições internacionais (Barcelona, Califórnia, Holanda, Canadá). Atua também com projetos e consultoria em Stuchi & Leite Projetos.
Teve ainda a participação da Engenheira Civil Karoline Moraes, que falou sobre “Sustentabilidade na Construção Civil”. A convidada é mestre e doutora na área pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
A programação foi seguida de uma mesa-redonda, presidida pela coordenadora da Incubadora Empresarial Tecnológica (IET/CESMAC), Kathia Rebelo, com tema geral sobre “Desafios e Perspectivas da Inovação e Sustentabilidade”, que também é o tema do Simpósio. O Prof. Dr. Carlos Leite e a Engenheira Civil Karoline Moraes fizeram parte do debate, além da participação do coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT/CESMAC), João Geraldo; do professor mestre e doutor pela Universidade Federal do Campina Grande, Pedro Rocha e ainda Marlus Alves, Engenheiro de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e responsável pelos processos de produção e controle de qualidade da Milton Alves Indústria.
A noite também foi prestigiada pela Gerente da Unidade de Comércio e Serviços do SEBRAE/AL, Vanessa Fagá, que também é Gestora do Projeto Maceió Cidade Inteligente. O representante da Prefeitura Municipal de Maceió, Manoel Messias, também esteve presente. O momento teve o caráter interdisciplinar, envolvendo os cursos de Engenharia Civil, Elétrica e de Produção, além de Arquitetura e Urbanismo.