Projetos de Arquitetura do Museu do Mar, APA e CEPE são entregues à Vice-Reitoria

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo acrescentam em sua graduação, projetos de grande expressividade

04/04/2019 às 16h08

O Vice-Reitor do Centro Universitário CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, recebeu na manhã de hoje, 04, na vice-reitoria, a representante do Arquivo Público de Alagoas (APA) Rafaela Novaes, o diretor administrativo do Clube dos Empregados da Petrobrás (CEPE),  José Assis Mota, a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Profª  Tânia Gusmão e alunos do curso que tiveram seus projetos escolhidos dentre vários que concorreram no concurso de projetos dentro  da disciplina  Projeto Paisagístico I, lecionada pela Profª Carlina Rocha, no 7º período do curso. Essa é uma atividade extensionista que tem sido feita em sala de aula, ”é o primeiro contato com a disciplina que eles tem e é uma atividade de projetos intramuros e, normalmente, temos feito projetos ligados a instituições públicas para doar esses projetos”, concluiu a professora Carlina Rocha. Toda essa dinâmica passa por algumas etapas como pesquisa com os usuários, os funcionários e tem dado tão certo que nesse semestre não foram os estudantes que procuraram instituições e sim, as instituições que estão procurando o CESMAC para conseguir os projetos.
A Pró-Reitora Acadêmica Adjunta Claudia Medeiros explicou que, depois do estudo e com o projeto entregue, a instituição que receber o projeto realizado pelos alunos e professores, se disponibiliza à execução.
Rafaela Novaes, representando Wilma Maria Nóbrega Lima (Superintendente) do Arquivo Público, presenteou e foi presenteada com livros pelo Vice-Reitor e recebeu formalmente o projeto paisagístico desenvolvido pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo Luíza Melo, Débora Garcia e Gabriela Cavalcante, que fizeram um projeto que valoriza o bairro do Jaraguá.
José Assis Mota, recebeu o projeto construído pelos alunos Gabriel Sallin, Fernanda Albuquerque, Gláucia Barbosa, Lourdes Gomes e Maysa Gomes. Adiantou para os presentes que a Petrobrás irá realizar o projeto, no bairro de Guaxuma, em 2020.
A coordenadora do curso, Tânia Gusmão, entregou ao Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, o projeto que será executado pela prefeitura do município de Marechal Deodoro. Em ocasião anterior, o Reitor e o Vice-Reitor estiveram presentes no antigo Palácio Provincial, a convite do prefeito Cládio Roberto da Costa (Cacau) e do Secretário de Educação, que agradeceram ao CESMAC pelos projetos de revitalização e do Museu do Mar e Secretaria do Meio Ambiente e Turismo. A prefeitura já está colocando os projetos em andamento.
O Vice-Reitor parabenizou a todos e ressaltou que o CESMAC vem fazendo o que foi pensado pelo padre Teófanes há 45 anos, uma instituição voltada para a comunidade, com ensino de qualidade, pesquisa e extensão, inovação e ao mesmo tempo, assistência comunitária.