PSIC realiza Oficina de Delineamento da Pesquisa e Construção de Banner para o Relatório Final

Alunos bolsistas, voluntários e professores orientadores e coorientadores das vigências 2018/2019 e 2019/2020

29/11/2019 às 13h45

Complexo Acadêmico de Inovações Pedagógicas - Sala Invertida 01, do Centro Universitário CESMAC, recebeu a atividade intitulada “Oficina de Delineamento da Pesquisa e Construção do Banner para o Relatório Final do PSIC”. A iniciativa foi do Programa Semente de Iniciação Científica, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Wagner, e integrante da Coordenação Geral de Pesquisa e Pós-Graduação da IES.
A atividade, que foi realizada na última quinta-feira, 28, foi destinada aos acadêmicos bolsistas e voluntários, além dos professores orientadores e coorientadores das vigências 2018/2019 e 2019/2020. O momento foi importante para o repasse de todas as informações necessárias sobre a apresentação dos relatórios finais e parciais dessas vigências. Teve ainda a divulgação da data em que as apresentações devem acontecer.

O PSIC
O Programa Semente de Iniciação Científica – PSIC, foi implantado em 2004 com o objetivo de estimular o desenvolvimento da Iniciação Científica na Instituição e formar jovens pesquisadores. Desde a implantação até o ano de 2005, os projetos foram financiados com recursos da própria instituição. Em 2006, foram estabelecidas parcerias com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica / Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (PIBIC/CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Em novembro de 2012, foi estabelecida também a parceria com o Banco Santander.
A partir da vigência 2013/2014 - foi lançado um Edital específico para professores e alunos do mestrado com o objetivo de integrar alunos da graduação aos alunos da pós-graduação. Semente – Mestrado, onde o aluno do mestrado é o co-orientador em projetos de iniciação científica cuja temática está alinhada com sua dissertação.
Na vigência 2014 /2015, foi lançado o PSIC voluntário, destinado ao desenvolvimento da pesquisa científica, sem concessão de bolsas de Iniciação Científica a estudantes de graduação regularmente matriculados no Centro Universitário CESMAC, e tem como benefício estar vinculado ao apoio institucional, reconhecendo a pesquisa e certificando-a. Principais atividades desenvolvidas: Jornada de Iniciação Científica, Oficinas e Seminário de acompanhamento dos projetos em andamento.