Egresso de Biomedicina Cesmac passa na seleção para desenvolver pesquisa na Fiocruz Pernambuco

Conquista foi para Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial C (DTI-C) do CNPq para desenvolver pesquisa com fatores de virulência do parasita Leishmania no laboratório de Microbiologia do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM)

05/04/2021 às 14h53

Karwhory Wallas, egresso do curso de Biomedicina do Cesmac, passou na seleção para Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial C (DTI-C) do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) para desenvolver estudo com fatores de virulência do parasita Leishmania no laboratório de Microbiologia do Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), unidade da Fiocruz Pernambuco. O egresso também tem formação superior em Farmácia.

O processo seletivo ocorreu de forma atípica, pois não é uma seleção rotineira no laboratório e foi realizada de maneira totalmente remota, devido às circunstâncias atuais de pandemia. Sabendo da vaga, Karwhory enviou o currículo Lattes e fez a entrevista para trabalhar com a linha de pesquisa: Biologia Molecular dos tripanossomatídeos. Logo depois, recebeu o e-mail com o resultado da aprovação na seleção para a vaga de bolsista DTI-C no laboratório de Microbiologia da Fiocruz Pernambuco.
“Não foi nada planejado e quando consegui fiquei muito feliz por essa oportunidade inédita no mundo científico, agora vou aproveitar essa oportunidade única em vivenciar este ambiente de pesquisa com técnicas de Biologia Molecular, que vai ser muito importante, principalmente nessa fase em que estou cursando a Especialização em Biologia Molecular na Universidade de Pernambuco (UPE)”, disse Karwhory.

Ele também enfatizou que “a formação acadêmica no Cesmac, incluindo a participação em Iniciação Científica e Extensão Comunitária, que resultaram em publicações e premiações; bem como os cursos de verão e inverno realizados durante as férias, foram os diferenciais na seleção da Fiocruz, uma renomada instituição de saúde pública do país”, finaliza.