QualisBio faz treinamento em Biossegurança para prevenção da COVID-19 nas Escolas

Iniciativa da Empresa Júnior do curso de Biomedicina do Cesmac foi direcionada para unidades escolares de Alagoas

04/05/2021 às 14h55

A pandemia afetou profundamente a educação no Brasil e no mundo, com isso, protocolos sanitários, medidas de prevenção e conscientização são utilizadas para melhorar a biossegurança dos alunos, gestores e toda equipe, e também para evitar o surgimento de novos casos. Sabendo de toda a importância de prevenir e conter a disseminação do vírus em todo ambiente escolar, a QualisBio, Empresa Júnior (EJ) do curso de Biomedicina do Cesmac, idealizou e criou o treinamento em Biossegurança para as escolas.

O objetivo é prevenir a contaminação pelo novo coronavírus, conscientizar e disseminar boas práticas de biossegurança no âmbito escolar. O treinamento é personalizado, feito de acordo com a necessidade de cada unidade. Os alunos da EJ realizam previamente uma visita ao local para conhecer as necessidades e poder montar o treinamento adequado.
A estrutura conta com manual de Biossegurança didático e ilustrativo para que a escola possa enviar aos pais/responsáveis, outro para os funcionários que aborda conteúdos sobre o treinamento, Procedimento Operacional Padrão (POPs), Selo de Qualidade da QualisBio e Certificado de participação do curso.
A empresa júnior realizou dois treinamentos este ano, sendo o primeiro em janeiro, na escola Rosita e o segundo, em abril, no colégio Santa Úrsula, ambas localizadas em Maceió. Após uma visita ao local, os estudantes adaptaram um treinamento focado principalmente nos professores e na educação infantil e outro direcionado aos funcionários de serviços gerais, além dos auxiliares de professor, abordando as normas vigentes e as orientações necessárias.
Além disso, a equipe da escola recebeu POPs, Selo da empresa, Certificado de participação e materiais didáticos para encaminhar aos pais/responsáveis, para contribuir no fortalecimento da relação de segurança entre a escola, alunos e famílias.
“A QualisBio planeja realizar esse projeto em outras escolas, visto que, foi um segmento bastante afetado pela pandemia, e com isso, continuar gerando impacto em todo o estado”, reforça a acadêmica Alícia da Silva Ferreira, Presidente da EJ.

A QualisBio tem como assessora Ana Gabrielle Ferreira Neves. Acompanhe outras informações e novidades pelo Instagram @qualisbio.ej.