Dicas para você escolher o curso de graduação e a instituição certas

23/04/2019 às 11h48

Saber escolher corretamente o curso e a instituição de educação superior que atendem aos seus interesses e perfil é sinônimo de satisfação acadêmica e profissional. Uma escolha ruim pode resultar em evasão, perda de tempo e investimento e atrair obstáculos no mercado de trabalho.

Pensando nisso, o CESMAC, que na sua nova campanha de Vestibular trouxe como foco as mudanças que as escolhas podem causar, destacou nesta matéria especial algumas dicas de como você pode trabalhar essa questão e dar andamento ao seu futuro. Confira:

1 – Autoconhecimento

A caminhada para o futuro começa aqui! Antes de seguir para as demais etapas, você precisa saber as áreas que gostaria de atuar, a profissão que você sonhou em ter e os interesses pessoais e profissionais que almeja.

2 – Conheça as áreas

Depois de listar o que te interessa e seus objetivos com a área/profissão, busque conhecer as áreas e os cursos que possivelmente irão te agradar.

Em Alagoas, o CESMAC oferece cursos em todas as áreas de conhecimento e deixa a sua disposição informações como uma breve explicação do curso e vídeos para ajudar o público em www.cesmac.edu.br.

3 – Busque referências

Seja na internet ou no seu grupo de amigos, busque referências de como é a área, o curso e o mercado de trabalho. Se possível, participe de ações ou atividades na instituição que você pretende estudar.

O CESMAC, por meio do Programa CESMAC 360, abre as portas para diversas escolas e instituições do estado colocarem seus alunos em uma experiência onde eles podem conhecer laboratórios, ter aulas expositivas, interagir com alunos e professores e expandir seu conhecimento sobre diferentes áreas e cursos.

4 – Pesquise o que o curso/instituição pode te oferecer

Disponibilização de equipamentos e laboratórios modernos, professores com vivência na área e atividades acadêmicas realizadas são pontos que você deve ficar atento, pois, além de serem um incentivo para manter a sua satisfação, são importantes para aproximá-lo da profissão que vai exercer.

O CESMAC é referência quando se trata em investimentos na inovação. A instituição conta com Núcleo de Robótica, telas MaxPad, simuladores de paciente, um criatório conservacionista, salas invertidas, biotério e inúmeros laboratórios. Além disso, aqui são desenvolvidas diversas atividades com atendimentos aos moradores das comunidades que integram todos os cursos.

VESTIBULAR CESMAC 2019.2

Agora que você já tem as dicas, vamos colocá-las em prática? Escolheu sua área, escolheu seu curso, escolheu CESMAC para cursar? Agora é hora de se inscrever em cesmac.edu.br, mas corre que é só até o dia 10/05.

Jonnathan Firmino

Jornalista - 1857/AL