Comitê de Ética em Pesquisa do CESMAC promove I Workshop

Evento teve cerca de 150 inscritos, entre alunos e professores da Instituição

18/09/2019 às 18h35

Nesta quarta-feira, 18, teve início o I Worshop do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário CESMAC. O objetivo central do evento é orientar os pesquisadores, docentes e discentes sobre as resoluções que norteiam a ética em pesquisa com seres humanos.
"O papel educativo do comitê é muito importante dentro da Instituição, pois as pesquisas aqui dentro tiveram um aumento considerável, por isso mantê-los informados sobre todas as resoluções e normas é imprescindível", afirmou a Coordenadora do CEP, Prof. Ma. Miciele Santos, que destaca também que o comitê tem se aproximado dos cursos de graduações e de pós-graduações através de capacitações.
A professora Janne Eyre Araújo, afirma que  participar do workshop deixa o pesquisador atualizado sobre todas as normas que regem a ética em pesquisa.  "É um evento que detalha tudo que nós precisamos saber para alcançar um nível de excelência em nossas pesquisas e aproximar o CEP dos nossos estudantes e professores", disse a docente que leciona no curso de graduação em Psicologia e também é doutoranda em Distúrbios do Desenvolvimento, na modalidade interinstitucional (Convênio com a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o CESMAC).
A programação do Workshop segue nesta quinta-feira, 19, com oficina sobre submissão de trabalhos na Plataforma Brasil, que é um sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos nos Comitês de Ética em todo o país. O treinamento acontece no Laboratório de Informática nº 3, de 9h às 12h, no Campus II da IES.

CEP - CESMAC
É um colegiado interdisciplinar e independente, com múnus público, criado para defender os interesses dos pesquisados em sua integridade, dignidade e bem-estar. É responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos.
Atendimento Presencial:
Segunda, terça e quinta das 07h30 às 12h e de 13h às 17h30