“Formação de Professores em Tempo de Pandemia: Desafios e Perspectivas” é tema de Webinar hoje, 02, no CESMAC

Atividade acontece no @academico.cesmac com a participação dos professores David Oliveira e Elaine Soeira

02/07/2020 às 12h58

A “Formação de Professores em Tempo de Pandemia: Desafios e Perspectivas”, será o tema da Webinar promovida pela equipe do Acadêmico CESMAC, no Instagram @academico.cesmac, hoje, às 19h. A proposta formativa conta com a participação da Profa. Dra. Elaine Soeira, do Prof. Doutorando em Linguística e Responsável Pedagógico pelo Apoio Discente do CESMAC David Oliveira, com mediação da Professora do CESMAC Jéssica Carneiro, Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

Segundo o docente David Oliveira, “o momento é importante e pode ser muito bem aproveitado pelos acadêmicos de Ciências Biológicas e Pedagogia, mas a discussão não se limita para esses alunos em formação, sendo aberta a todos os professores em prática e também os bacharelados, servindo ainda como uma capacitação pontual para esse público, que precisa repensar a práxis pedagógica, a forma de ver a contribuição que pode possibilitar na formação do outro e discutir sobre as limitações no processo ensino-aprendizagem por que passam todos os professores da pós-modernidade”, explica.
 
Sobre os Convidados:
 
David Christian de Oliveira Pereira

Doutorando (desde 2018) em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas, concentra seus estudos em discussões sobre Identidades e formação do professor de português no contexto do Programa Residência Pedagógica, na linha de pesquisa Linguagem e Enunciação: interações sociais e práticas discursivas.
É pesquisador ligado ao Núcleo de Estudos em Letramentos, Linguagens e Formação (NELLF) da PUC Minas. Pós-graduado em Psicopedagogia Institucional, formado em Letras pelo IFAL, Campus Maceió. Autor do livro “O ensino-aprendizagem de gramática sob a ótica discente: um estudo de caso” (publicado em 2018). Foi professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL (2017-2019).
É Professor Titular, nível I, do Centro Universitário CESMAC, lotado no curso de Pedagogia. Integra, desde 2019, a equipe de gestores da Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta, sendo Responsável Pedagógico pelo Apoio Discente. Membro do grupo de formadores docentes e gestores, e do Núcleo de Acessibilidade. Compõe a equipe de (re)avaliação de cursos superiores (indicadores de qualidade MEC). Possui, também, experiência com ensino a distância e/ou remoto.
 
 
Elaine dos Reis Soeira

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1997), especialista em Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação pela Universidade do Estado da Bahia (2004), especialista em Modificabilidade Cognitiva e Experiência de Aprendizagem Mediada pelo Icelp/Israel (1999), especialista em EAD pela Universidade do Estado da Bahia/ UAB (2010). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2013).
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2020). Professora do Instituto Federal de Alagoas/ Campus Maceió, atuando nos cursos de formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias de aprendizagem, mediação, avaliação, processos de aprendizagem, tecnologias e educação, alfabetização, formação de educadores, EaD.
Pesquisadora do grupo Formação de Professores: Políticas e Práticas (IFAL). Possui vasta publicação acadêmico-científica, revisora de grandes periódicos educacionais. É, ainda, autora e organizadora das obras “Formação de professores para a educação básica: inovações, desafios e tensões (2019) e “Inovação com/na educação” (2018).