Projeto de Extensão do Cesmac “Educação em Ação: a Universidade vai à Escola” discute agenda de ações na primeira reunião

Encontro aconteceu no formato virtual e foi importante para o repasse de informações e agenda de atividades com professores e alunos pesquisadores

01/02/2021 às 14h56

A primeira reunião teve duas horas de duração e aconteceu no formato virtual no último sábado (30.01), com participação de mais de 120 pessoas, incluindo os professores orientadores do Cesmac e os alunos aprovados do processo seletivo de diversas instituições e diferentes cursos. O Projeto de Extensão do Cesmac “Educação em Ação: a Universidade vai à Escola” integra a Pró-Reitoria Acadêmica do Cesmac por meio da Coordenação Geral de Extensão.

Foram aprovados no processo seletivo 80 alunos das IES Cesmac, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Unit e Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), dos cursos de Ciências Biológicas, Química, Arquitetura e Urbanismo, Psicologia, Engenharia Civil, Direito, Biomedicina, Odontologia, Medicina, Farmácia e Medicina Veterinária, da capital e do interior do Estado.
“Foi uma reunião extremamente produtiva, onde todas etapas desse projeto de integração ensino superior e ensino básico foram repassadas para os alunos, além da agenda de ações que serão realizadas com escolas públicas do estado, e nesse momento mais voltada para os interiores. O grande diferencial é que os 80 alunos aprovados do processo de seleção são de vários municípios de Alagoas e de diferentes instituições de ensino superior, vão trabalhar na categoria voluntária, não vão receber bolsa, mas serão importantes multiplicadores das ações educativas”, reforçou a Profa. Dra. Aldenir Feitosa, coordenação geral do projeto - (coordenadora stricto sensu do Cesmac).

Também integra a coordenação geral do projeto o coordenador geral de extensão Prof. Dr. José Rodrigo de Araújo Guimarães. O objetivo maior do projeto é promover a integração, socialização e a troca de conhecimentos entre acadêmicos de cursos de diferentes Instituições de Ensino Superior de Alagoas e, alunos do ensino básico, através da implementação de ações educativas nas escolas. A proposta é promover a integração nos diferentes segmentos da educação, doutorado e mestrado.
As ações serão realizadas em cinco eixos sob supervisão de docentes/pesquisadores do Cesmac dos programas stricto sensu da instituição, Programa de Pós-graduação Análise de Sistemas Ambientais (mestrado profissional - PPGASA), Programa de Pós-graduaçao em Biotecnologia em saúde Humana e Animal (mestrado e doutorado profissionais – PPGBIOTEC), Mestrado Acadêmico em Direito e Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS), juntamente com docentes/pesquisadores dos cursos de graduação em Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Biomedicina, Odontologia e Ciências Biológicas do Cesmac.

A iniciativa conta com a parceria do projeto de extensão “Laboratórios Virtuais de Química e Física no Ensino Médio: práticas de aprendizagem em tempos de pandemia”, coordenado pelos professores  doutores Dyjalma Antonio Bassoli e Edileine Machado, tendo como orientadores  os professores mestres: Adilson dos santos, Matheus Cedrim, Maria Luzimar, Sérgio Venâncio e parceiros: EAD Cesmac, Grupo A Educação e AGETEC Soluções para Ensino e Aprendizagem. Para o desenvolvimento de ações de empreendedorismo entre os escolares, o projeto vai contar com o apoio do Laboratório Virtual de Empreendedorimo e Bionegócios pertencente ao Programa de Pós-graduação em Análise de Sistemas Ambientais – PPGASA, sob a coordenação do Prof. Dr. Jessé Marques Pavão.
A Coordenação Geral Discente é da graduanda do curso de Medicina do Cesmac – Julielle dos Santos Martins e graduando do curso de Odontologia da Unit - Igor Maurício dos Santos Silva. As atividades serão realizadas em escolas públicas do estado de Alagoas, preferencialmente na localidade de origem e/ou moradia do aluno de graduação. A proposta é também promover a interiorização do projeto nos municípios.

As ações do projeto irão englobar palestras, oficinas, produção de material técnico-científico e atividades educacionais recreativas e culturais. O público-alvo para tais ações são crianças e adolescentes em escolas de ensino básico de Alagoas. O projeto terá duração de seis meses com possibilidade de renovação por igual período e cronograma de execução adequado ao calendário escolar e atual situação de pandemia.
 
 
 
Confira abaixo os eixos contemplados no projeto de extensão e também as coordenações e integrantes: 
Coordenação doEixo Educação Ambiental Prof. Dr. Jessé Marques Pavão.  
Docentes/Pesquisadores integrantes da proposta: 
- Ana Soraya Lima Barbosa 
- Cássia Roberta Pontes Ribeiro 
- Gabriela Muniz de Albuquerque Melo 
- Jairo Lizandro Schmitt 
- Juliane Cabral Silva 
- Larissa Isabela Oliveira de Souza 
- Régia Caroline Peixoto Lira Fusco 
- Rodney Kozlowiski de Azevedo 
- Selenobaldo Alexinaldo C. Sant'Anna 
- Saskya Araújo Fonseca 
- Thiago José Matos Rocha 
- Vanessa Doro Abdallah Kozlowiski 
 
Discentes integrantes da proposta 
- Rodrigo Marques dos Santos Marques 
- Ariene Silva de Aquino Cavalcanti 
 
Coordenação doEixo Educação em Saúde-Prof. Dr. Kevan Guilherme Nóbrega Barbosa.
Docentes/Pesquisadores integrantes da proposta 
- Aleska Dias Vanderlei  
- Diego Figueiredo Nóbrega  
- Camila Maria Beder Ribeiro Girish Panjwani  
- José Marcos dos Santos Oliveira  
- Kristiana Cerqueira Mousinho    
- Natanael Barbosa dos Santos  
- Sonia Maria Soares Ferreira
 
Discentes integrantes da proposta 
- Robbysson Cayke da Souza Pereira 
- Letícia Costa Queiroz 
 
Coordenação do Eixo Educação em Saúde Humana/Animal/Ambiente-Prof.ª Dr.ª ValescaLuz.   
Docentes/Pesquisadores integrantes da proposta 
- Axel Helmut Rulf Cofré  
- Camila Calado de Vasconcelos  
- Guilherme Benjamin Brandão Pitta   
- Gilsan Aparecida de Oliveira 
- Raíssa Karolliny Salgueiro Cruz 
 
Discentes integrantes da proposta  
- Paula Berenice Melo de Miranda Motta (mestrado)  
- Fábio Teixeira Monteiro (mestrado)  
-Zelma Holanda do Nascimento (mestrado)  
- Monique Isabelly Ferreira de Almeida (graduação)  
- Vitória Aline Santos Sarmento (graduação) 
 
Coordenação doEixo Educação e Cultura -Prof. Dr.José Rodrigo de Araújo Guimarães 
Docentes/Pesquisadores integrantes da proposta 
- Luiz Martins Barros da Silva 
-Ana Carolina Sarmento Cavalcanti de Gusmão 
-Sebastião José Soares Medeiros 
-Cibelle Araújo e Oliveira 
-Selenobaldo Alexinaldo Cabral de San’Anna 

 

Coordenação doEixo Educação Jurídicae CidadaniaProf. Dr.Fernando Sergio Tenorio de Amorim
Docentes/Pesquisadores integrantes da proposta 
- Lean Antônio Ferreira de Araújo 
- Jorge Luiz Gonzaga Vieira 
- Ricardo Schneider Rodrigues 
 
Discentes integrantes da proposta 
- Nayra Beatriz Souza de Miranda 
- Ana Beatriz Vasco Peixoto da Silva