Workshop de Inovação Pedagógica na Educação Superior

Processo integra a Formação Continuada dos docentes no CESMAC

17/07/2019 às 14h17

Acontece até hoje, 17, o III Workshop de Inovação Pedagógica na Educação Superior, com atividades variadas e também envolvendo temas e conceitos diversos no campo da educação superior, como inovação social, metodológica e tecnológica, espírito empreendedor e responsabilidade social.
O workshop integra o processo de Formação Continuada da Instituição e acontece a cada início de semestre. A programação está sendo realizada nos laboratórios e também no Complexo de Inovação Pedagógica, onde ficam as salas invertidas.

Ontem, 16, os docentes participaram de oficinas e cursos com os seguintes temas: Aspectos Bioéticos no Ensino, na Pesquisa e na Extensão e Submissão na Plataforma Brasil; A Construção de Projetos Integradores para o Desenvolvimento de Competências; Desvendando os Periódicos Científicos no Portal de Periódicos Capes; A Robótica como Ferramenta para Elaboração de Projetos Integradores e Estratégias Metodológicas com o uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Na manhã de hoje, 17, a programação contou com as temáticas sobre Avaliação: Elaboração de Itens na Construção de Questões Contextualizadas e ainda Gestão de Permanência Pedagógica: Acompanhamento e Intervenção (voltado para os coordenadores de cursos). Já na parte da tarde, serão trabalhados os temas: Rotação por Estações, Percurso para a Produção da Pesquisa Científica e, concluindo o processo, Desenho Didático da Curricularização da Extensão e os Impactos para a Inovação Metodológica.  
 
Política de Formação Continuada
Estabelece a promoção do desenvolvimento de competências pedagógicas para os docentes do Centro Universitário CESMAC, evidenciando o uso de tecnologias e de inovação metodológica que promovam aprendizagens significativas, pautadas na concepção pedagógica da IES.  
As atividades estão sendo desenvolvidas no Complexo de Inovação Pedagógica, com ambientes de sala de aula invertida, provocando a tempestade de ideias e a autonomia do aprendiz centrada na aprendizagem, em forma de oficinas pedagógicas, por meio da articulação teórica e prática.
Na perspectiva de apoiar as atividades, o projeto visa promover ações que alicercem o planejamento acadêmico dos coordenadores e docentes dos cursos de graduação, capacitar o docente por meio de metodologias ativas e inovadoras que promovam a construção do conhecimento de forma interdisciplinar e qualificá-lo para o uso das ‘Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC’, com ferramentas tecnológicas que favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem significativa.