CESMAC lança Edital de Extensão Comunitária Integrada para Projetos na Comunidade Nosso Lar

Os projetos visam o desenvolvimento de atividades como alternativa de integração e mobilização da comunidade acadêmica e atendimento às demandas sociais e de saúde das pessoas atendidas no local, localizado no Vergel do Lago

29/10/2020 às 10h01

A Coordenação Geral de Extensão do Centro Universitário CESMAC, lançou o Edital de Extensão Integrada – CESMAC/Nosso Lar nº 01/2020, para a inscrição de projetos que devem ser executados na Comunidade Nosso Lar, localizada no bairro do Vergel do Lago. A iniciativa tem caráter exclusivamente voluntário.
O objetivo é selecionar propostas de projetos de Extensão Comunitária Integrada com atividades alternativas de integração e mobilização da comunidade acadêmica e atendimento às demandas sociais e de saúde das pessoas atendidas pela Comunidade Nosso Lar. A iniciativa também pretende estimular ainda mais o envolvimento de professores e acadêmicos em atividades extensionistas desenvolvendo as habilidades nas diversas área.

Outro ponto importante é viabilizar ações extensionistas extracurriculares para favorecer também o desenvolvimento da prática, por meio da vivência nas diversas áreas acadêmicas e conhecimentos específicos.  O Edital destaca que todos os discentes e docentes membros dos projetos de extensão integrada Nosso Lar devem seguir as diretrizes e orientações da Biossegurança do CESMAC, cumprindo os protocolos de segurança de saúde em atenção à COVID-19.
Os projetos devem ter como base os princípios que definem a extensão como um processo educativo, prático, científico, artístico-cultural e desportivo que se articula ao ensino e à pesquisa de forma indissociável, para intensificar a relação transformadora entre o CESMAC e a comunidade externa.
De acordo com o Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, coordenador Geral da Extensão Universitária, “os projetos de extensão devem demonstrar contribuição ao desenvolvimento de ações que estabeleçam a troca de saberes, conhecimentos e experiências congregando ações de ensino e extensão sempre sob a orientação de um ou mais professores vinculados à Instituição. Importante ressaltar que as pesquisas participantes podem ser transformadas em artigos para submissão à Revista de Extensão Comunitária do CESMAC Entre Aberta”, revela.

Um encontro na sede da Comunidade marcou o reforço da parceria entre as instituições. Além do Prof. Dr. Rodrigo Guimarães, também participaram da reunião as professoras Tânia Gusmão – coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo; Roseneide Honorato – coordenadora do curso de Engenharia Civil, Morgana Medeiros – coordenadora do Núcleo de Internacionalização (NUI), Tatiane Pacífico – Professora de Sistemas Estruturais dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, além do coordenador da Comunidade Nosso Lar – Vitor José.

Áreas Temáticas e Prazos
As áreas temáticas contempladas para os projetos são: Arte e Cultura, Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Direitos Humanos e Justiça em todas as modalidades, Tecnologia e Produção Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de Agricultura e Alimentos.
A vigência do Edital será de 23/11/2020 a 23/11/2021, seguindo o calendário acadêmico com pausa das atividades nos períodos de férias, recesso ou feriado. As inscrições podem ser feitas até o dia 09 de novembro, exclusivamente pelo Sistema de cadastro de projetos da Extensão Universitária. Outras informações no http://cesmac.edu.br/extensao
 Clique no link e confira o Edital na íntegra: Edital de Extensão Integrada Cesmac_Nosso Lar. N°01_2020.