7ª Vara Criminal do TJ/AL realiza Júri no CESMAC

Júri foi acompanhado por estudantes de todos os períodos do curso de Direito

19/09/2019 às 18h38

Na tarde desta quinta-feira, 19, a 7ª Vara Criminal da Capital Tribunal do Júri realizou no Campus III do CESMAC, um julgamento de um caso real com a presença das partes, promotoria do ministério público, defensoria pública e conselho de sentença. O júri foi acompanhado por estudantes de vários períodos do curso de direito da Instituição.
"Quando abrimos as portas da Instituição para o Tribunal, permitimos que o nosso aluno participe e tenha a experiência de uma aula prática", afirmou o coordenador do curso de Direito, Prof. Me. Afrânio Roberto, que destacou ainda a parceria do TJ/AL com o Núcleo de Práticas Jurídicas da IES, que é coordenado pelo professor Marcos Joel.
O julgamento desta tarde foi referente a um crime de homicídio qualificado ocorrido em 2016 e foi pautado pelo Juiz Sóstenes Alex Costa de Andrade, que comandou os trabalhos.
"Hoje os alunos do CESMAC terão a oportunidade de entender todo funcionamento do Tribunal do Júri e do ponto de vista acadêmico, isso é de grande valia", afirmou o magistrado. O Dr. Sóstenes reforça ainda que os estudantes podem desfrutar do aprendizado através das teses apresentadas pela promotoria do Ministério Público e dos argumentos defensivos da Defensoria Pública.
Além disso, "é também de extrema importância o entendimento sobre o conselho de sentença, pois é formado por membros da sociedade civil que julgam e decidem sobre fatos de um crime que estão atrelados a um indivíduo", completou.
O TJ/AL esteve representando pelo Dr. Sóstenes Alex, o Ministério Público pelo promotor de justiça Ary Lages Filho e a Defensoria Pública, pelo defensor Marcelo Arantes.
A estudante do 10º período, Madalena Simplício, afirma que atividades práticas auxiliam o aluno a ver a realidade da profissão, "ajuda a nos inserir de fato na carreira jurídica e também de ter uma ideia dos desafios do mercado de trabalho", disse. A discente ressalta ainda que o Direito Penal "é onde se faz valer de fato a justiça", completou.
A iniciativa do Júri Real desta tarde, 19, foi a parceria entre o Centro Universitário CESMAC, por meio do NPJ, e o Poder Judicário Estadual.