CESMAC recebe Júri Real em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica – NPJ

O júri foi presidido pelo Juiz John Silas da Silva

20/03/2019 às 15h19

Na manhã de hoje, 20, os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário CESMAC participaram de um “Júri Real”, realizado no auditório do Campus III, onde funciona a graduação. A iniciativa é resultado do trabalho de parceria entre o Núcleo de Prática Jurídica – NPJ CESMAC e o Poder Judiciário.
O júri foi presidido pelo Juiz John Silas da Silva e tratou sobre um caso de tentativa de homicídio. Cerca de 130 graduandos participaram da atividade e valorizaram a iniciativa da Instituição no processo de formação dos operadores do Direito.

De acordo com o estudante Clesivaldo dos Santos, que faz o 10º período, “participar de ações desse tipo torna-se de suma importância para que os alunos possam se familiarizar com os trâmites, o dia a dia e o cenário jurídico, principalmente do tocante à realidade do Direito Penal. Além disso, podemos observar dicas importantes sobre como o profissional dessa área deve se portar”, relatou”.
Segundo a graduanda Juliana Costa, que também está cursando o 10º período do curso de Direito, “A iniciativa proporciona ao aluno uma prática efetiva fora da sala de aula. Com isso, pode-se ter noção da postura adequada nesse contexto de julgamento“.
Para o coordenador do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ CESMAC, Prof. Marcos Joel, a parceria com o judiciário é de extrema importância para todo esse processo. “Nosso objetivo é oferecer ao aluno o melhor ambiente de formação. Para isso, temos convênios relevantes que possibilitam trazer o tribunal do júri para a faculdade e também levar a academia para ações de mutirão realizadas pelo Tribunal de Justiça de Alagoas”, afirmou.
O NPJ também realiza cursos de prática sobre o Tribunal do Júri, participações em locais como Tribunal de Contas e mutirão da Defensoria Pública, entre outras ações e iniciativas, que possibilitam um cenário de prática efetivo para os futuros profissionais.