Direito Civil e Tecnologia são temas de mais uma publicação feita por docente do curso de Direito do Cesmac

A produção é coordenada pelo Prof. Dr. Marcos Ehrhardt Jr.

29/09/2021 às 22h21

O docente de Direito Civil do curso de Direito do Cesmac, advogado e Doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Marcos Ehrhardt Júnior, organizou mais uma importante publicação. Trata-se da 2ª edição revista e atualizada do livro Direito Civil e Tecnologia, publicado pela editora Fórum.
A obra destaca o intenso período de mudanças provocadas pela utilização de novas tecnologias. O impacto das alterações no modo de interagir com as pessoas, comprar produtos e serviços, aliado ao surgimento de novos bens e formas de compartilhamento, necessita de atenção da doutrina, especialmente pela velocidade com que as mudanças chegam para apreciação no Poder Judiciário.

Em vários aspectos, as soluções analógicas oferecidas pela legislação vigente necessitam ser repensadas e funcionalizadas, sobretudo num contexto de ausência de regulação estatal (ou regulação insuficiente) sobre temas relativos à inteligência artificial, engenharia genética, novas moedas, privacidade e proteção de dados, ferramentas digitais de interação social e negócios, entre tantos outros assuntos, que constituem uma parcela crescente de cotidiano.
A proposta do livro é registrar as mudanças nos institutos do direito privado (e as perspectivas para os próximos anos) a partir do impacto das transformações tecnológicas vivenciadas atualmente. Trata-se de uma iniciativa que busca congregar pesquisadores e profissionais do direito de todo o país, além de convidados estrangeiros, para que se possa apresentar um grande retrato do impacto da tecnologia no cotidiano dos sujeitos de direito, tanto em nas relações existenciais, quanto patrimoniais. Também fazem parte da coordenação da obra Marcos Catalan - Doutor summa cum laude em Direito pela Faculdade do Largo de São Francisco, Universidade de São Paulo e Pablo Malheiros - Pós-Doutor em Direito na Universidade de Brasília. Doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná.
Acesse o link para adquirir a produção: https://loja.editoraforum.com.br/direito-civil-e-tecnologia-tomo-i
Saiba mais sobre o livro no link: Sobre _Direito Civil e Tecnologia -