Mulheres debatem o protagonismo feminino no Direito Alagoano

Evento aconteceu no auditório Íris II, no Campus III do CESMAC

08/11/2019 às 18h31

Um palco com mulheres de destaque, posicionamentos firmes e experiências inspiradoras. Assim, foi realizada na noite de ontem, 7, no auditório Íris II, do Campus III do Centro Universitário CESMAC, o Seminário Protagonismo Feminino no Direito Alagoano.
O encontro teve o propósito de colocar em evidência grandes mulheres, que se destacam no exercício das suas profissões. Abordando os temas pertinentes em cada área de atuação, os estudantes do 8º período do curso, responsáveis pela organização do seminário, selecionaram mulheres de conduta firme e que estão em evidência no cenário jurídico alagoano para trazer à academia suas vivências profissionais.
Abrindo o seminário, o coordenador do curso, Prof. Afrânio Roberto, reforçou o apoio e compromisso do colegiado para eventos como este.
"Gostaríamos de agradecer a presença dessas mulheres extraordinárias que aceitaram o convite em participar dessa troca de experiências juntamente com a nossa comunidade estudantil", destacou o docente.
Após a abertura oficial, foi composta a primeira mesa de debates com a Promotora de Justiça, Stela Valéria, a Juíza de Direito, Carolina Valões e a também Juíza Ana Florinda Dantas. Os temas abordados foram a Lei Maria da Penha, a Justiça Restaurativa em Alagoas e a atuação do Núcleo de Promoção da Filiação  como instrumento de proteção ao direito da Mulher.

Na sequência, a estudante Thayná Eloy, do 7º período e coofundadora da PontesJud - Empresa Júnior de Direito, falou sobre formação empreendedora a importância no cenário acadêmico.
A segunda mesa de debates foi formada advogada, conselheira da OAB/AL e docente do CESMAC, Manuela Gatto, a professora doutora em sociologia, Elaine Pimentel e a advogada e presidente da Associação AME para Mulheres, Júlia Nunes. As abordagens giraram em torno do papel da advocacia nos conflitos de direito das famílias, pesquisas jurídicas feministas e combate à violência contra a mulher.
Também como parte da programação, aconteceram vários sorteios de livros doados por docentes da IES, exemplares de constituições e do manual de códigos e legislações, Vade Mecum.