CESMAC recebe curso da CBF Academy e contribui na formação de treinadores de futebol de todo País

Na Instituição, o curso presencial acontece até o próximo dia 11 de abril

03/04/2019 às 17h27

Nos próximos nove dias, o Complexo de Inovações Pedagógicas recebe o curso presencial da Confederação Brasileira de Futebol Academy, Licença C, para profissionais que tem interesse em iniciar sua vida no futebol na condição de treinador e professor em escolas de iniciação para crianças e adolescentes. A equipe da confederação e os 40 alunos matriculados no curso foram recepcionados pelo Reitor, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho e o Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório.
“A licença B da CBF Academy é o curso que serve de base para escola de treinadores do Brasil e nós recebemos com muito orgulho profissionais de todo o Brasil após atender uma série exigências e ser condicionado a receber um curso da entidade que comanda o futebol brasileiro” afirmou o Coordenador do curso de Educação Física, Prof. Me. Vitor Fabiano dos Santos.
O coordenador adjunto dos cursos da CBF Academy, Carlos Thiengo, menciona que a licença C compõe o processo de formação do treinador de futebol em todo o mundo, passando pela Conmebol e sendo executada também pela CBF.  “Desde a iniciação até o alto rendimento, o treinador brasileiro é licenciado pela CBF. A promoção desses cursos garante a qualidade do aprendizado desses profissionais e os credencia a atuar de forma mais competente ” afirmou Carlos, que também é Analista de Desempenho das Seleções Brasileiras de Futebol.
Um dos coordenadores do setor de Logística e Operação da CBF Academy, Gabriel Barreiro, ressaltou a escolha da IES para a realização do curso. “Cerca de 3 meses antes de cada curso, visitamos as localidades e avaliamos as condições em vários aspectos. No caso de Alagoas, a Federação Alagoana de Futebol nos fez indicação do curso de Educação Física do CESMAC, através do professor Vitor. Pela sua estrutura para receber as aulas, tanto teóricas como práticas, concluímos que a Instituição seria o local ideal para que o curso tivesse seu funcionamento da melhor forma possível” afirmou.
Entre os alunos do curso, está o egresso Willian César Lima Barbosa. Recém-graduado no curso de Educação Física do CESMAC, o futebol sempre esteve presente em sua vida e nos seus trabalhos acadêmicos.

“Desde pequeno sempre me interessei pelo tema futebol, principalmente como torcedor. Quando ingressei na universidade, pude aperfeiçoar meu conhecimento e durante o meu trabalho de conclusão de curso, abordei uma visão sistemática das táticas usadas no jogo de futebol. Agora formado, tenho a oportunidade única de fazer o curso de iniciação da CBF Academy” disse Willian.
Além do Reitor e Vice-Reitor, o conselheiro da Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL), Estácio Valente e o Pró-Reitor Administrativo, Iêdo Mota, também recepcionaram o grupo de profissionais.
O curso
No seu total, a licença C tem duração de 4 meses e além da etapa presencial, os alunos passarão por observações em escolas de futebol em seus respectivos estados e enviarão os trabalhos práticos para a Sede da CBF. Durante todo o processo, eles serão avaliados e acompanhados por tutores que farão as correções devidas e concederão a licença para o exercício do trabalho.
CBF Academy
Com o objetivo de contribuir de forma relevante na capacitação e formação de profissionais que atuam no futebol, a CBF Academy foi fundada em 2016 visando abranger as mais diversas áreas de conhecimento do futebol. Além dos cursos técnicos e Licenças realizadas desde 2005, a CBF Academy busca também a qualificação de gestores e profissionais do direito desportivo.