CESMAC sedia edição estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019

A iniciativa é um Projeto Extensionista, envolvendo escolas públicas e particulares de todo Estado de Alagoas

21/08/2019 às 11h56

O Centro Universitário CESMAC, por meio do Núcleo de Robótica, vai sediar a edição estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2019. As etapas regionais/estaduais acontecem até setembro e servem de seletiva para a participação da etapa nacional, que será realizada de 22 a 26 de outubro em Rio Grande – RS.
Os representantes estaduais da olimpíada são os professores mestres do CESMAC, Mozart de Melo Alves Junior Mozart Melo (coordenador do Núcleo de Robótica) e Adilson dos Santos. Os docentes coordenam as modalidades teórica e prática das competições, que acontecem no próximo dia 31, das 8h às 17h, no Campus IV – Professor Elias Passos Tenório, que fica na Rua: Professor Ângelo Neto, 51 – Farol.
A iniciativa se configura em um Projeto Extensionista da Instituição, envolvendo escolas públicas e particulares de todo Estado de Alagoas. Além disso, o sábado de competições terá como árbitros universitários dos cursos de: Sistema de Informação, Engenharia Civil, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Educação Física.
A organização reuniu todos os graduandos que serão árbitros nas competições para uma capacitação. O momento foi importante para definir questões envolvendo critérios de avaliação, atendendo ao que define o manual de regras da OBR nas devidas categorias, incluindo regas, postura de árbitro, pontuação e todas as responsabilidades.

Sobre a OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. O objetivo é estimular os jovens para carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
A OBR é direcionada a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, sendo uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.  Possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequação tanto ao público que nunca viu robótica, quanto ao público de escolas que já têm contato com a temática educacional. As atividades acontecem através de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. Outras informações sobre a etapa estadual no link: http://www.obr.org.br/AL/