Engenharia Civil tem participação expressiva no Congresso Internacional de Educação Superior Cesmac

Apresentação de trabalho, mediação e suporte técnico no evento

18/01/2021 às 13h58

O curso de Engenharia Civil contou com a participação de docentes e discentes em vários eixos durante o Congresso Internacional de Educação Superior Cesmac, que ocorreu no período de 11 a 14 de janeiro, desde trabalhos apresentados, palestras ministradas por professores do curso, moderadores e avaliações de trabalhos.

  

O curso obteve a aprovação de 13 trabalhos desenvolvidos pelos alunos, sob a orientação dos professores, Matheus Cedrim e Tatyanne Pacífico, no qual foram apresentados durante o Congresso. Dentre os trabalhos aprovados, estão incluídos nove resumos expandidos sendo, três Projetos de Iniciação Científica da Liga Acadêmica de Estruturas e Materiais – LAEM, um Projeto de Extensão, um relato do evento organizado pela LAEM, chamado Encontro Multidisciplinar de Estruturas e Materiais (EMEM), ocorrido no ano de 2020, e quatro relatos da Educação à Distância.

Contabilizando também os 13 trabalhos publicados, quatro deles foram completos contemplando 3 Trabalhos de Conclusão de Curso e um Projeto de Extensão. Além dos 13 trabalhos aprovados e apresentados, o curso obteve mais uma apresentação de projeto de extensão orientado pela professora Marianny Monteiro, reforçando a grande produção acadêmica realizada pelo curso neste período.
Além de trabalhos aprovados e apresentados durante o Congresso Internacional, o curso de Engenharia Civil contou com a participação de três professores com Palestras voltadas para o Tema principal do evento. No dia 12 de janeiro, a professora Tatyanne Pacífico apresentou sobre o tema “Uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem na Engenharia Civil”, no mesmo dia, a professora Marianny Monteiro explanou sobre o tema “Monitoria Remota no curso de Engenharia Civil: Uma experiência on-line para potencializar o ambiente de apoio à aprendizagem”. No dia 13 de janeiro, a graduação contou com a participação do Professor Ricardo Sampaio com palestra sobre “Simuladores: vivenciando as práticas de Engenharia Civil em ambiente virtual”.
Além das palestras ministradas pelos professores do curso, teve ainda a contribuição dos docentes como membro da comissão científica de avaliações das apresentações de trabalhos aprovados e projetos de iniciação científica e extensão durante todo o Congresso. A contribuição expressiva aconteceu ainda com a participação dos professores moderadores, incluindo a professora coordenadora do curso, Roseneide Honorato (moderadora da sala 13 no dia 12 de janeiro) e o professor Matheus Cedrim (moderador da sala 32 no dia 13 de janeiro). O curso também disponibilizou a professora Thássia Catherine para o suporte técnico durante o evento. “Todos contribuindo de certa forma para o sucesso do Congresso Internacional onde se observa um grande ganho intelectual para todo o curso”, conclui a coordenadora.