Série de minicursos e palestras intensificaram as atividades do Simpósio Internacional das Engenharias, Arquitetura e Sistemas de Informação

Programação foi realizada nos laboratórios e nas salas invertidas do Complexo de Inovação Pedagógica do CESMAC

31/05/2019 às 14h58

A tarde de ontem, 30, foi marcada com a realização de série de minicursos na programação do Simpósio Internacional das Engenharias, Arquitetura e Sistemas de Informação, realizado pelo Centro Universitário CESMAC.
No período da tarde o Laboratório de Informática recebeu os minicursos sobre “O uso da ferramenta BIM nas construções do futuro: a interface com softwares de engenharia”, ministrado pelos professores mestres Fernando Silva de Carvalho e Rafael Leandro Costa Silva. O outro tratou sobre “Muito além dos mapas digitais: o potencial das geotecnologias”, ministrado Profa. Ma. Ana Paula Acioli Alencar, da Universidade Federal de Alagoas – UFAL e também da Prefeitura de Maceió.
Nas salas invertidas do Complexo de Inovação Pedagógica aconteceram os debates com empresários locais sobre “Automação e Acessibilidade”, com Cinthia Coelho e Marcondes Malta. A Arquiteta e Urbanista Ana Paula Nunes, falou sobre “Iluminação”.
Já a noite, teve a palestra com o convidado de São Paulo Matheus Cardoso, que falou sobre “Planejamento e Gestão de Obras no Moradigna: um empreendimento social”. Matheus é técnico em edificações, engenheiro e empresário, pós-graduado em negócios sociais, mestre em políticas públicas para habitação, empreendedor social do Moradigna, consultor e palestrante de inovação na Fábrica de Criatividade. É também reconhecido pela Forbes como um dos jovens mais influentes do Brasil em 2018.
O diretor-presidente e a Assessora Científica de Projetos Especiais e Inovação, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Fapeal, prof. dr. Fábio Guedes e Juliana Khalili, também participaram do evento, com a palestra que tratou sobre “Case do Projeto Centelha”.
O Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha, tem como instituição executora a Fapeal, instituições co-executoras Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação - Secti e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae e também instituições intervenientes Federação das Indústrias do Estado do Alagoas - FIEA e Instituto Euvaldo Lodi Alagoas - IEL/AL. O Centelha AL oferece capacitações e recursos financeiros, além de suporte para ajudar empreendedores a transformarem ideias em negócios de sucesso.