CESMAC retoma aulas presenciais em todos os cursos com rigoroso protocolo por conta da pandemia

Retorno atende ao Decreto do governo estadual e segue todas as medidas de segurança previstas pelos órgãos de saúde locais e nacionais

10/11/2020 às 12h33

Depois do Decreto liberado pelo governo do estado de Alagoas, publicado no último mês, o Centro Universitário CESMAC e a mantenedora Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL), que já vinha se organizado desde o início da pandemia de COVID-19 para atender ao protocolo com todas as medidas de segurança preconizadas pelos órgãos de saúde locais, nacionais e internacionais, retomou as aulas presenciais ontem (09).

As atividades práticas laboratoriais já haviam sido retomadas desde a última semana. Seguindo o Plano de Contingência para prevenção e redução dos riscos de contágio da doença, todos os espaços contam com sinalização, marcação de distanciamento, uso obrigatório de mascaras, álcool em gel, tapetes sanitizantes, verificação da temperatura, capacidade reduzida de pessoas por sala de aula, pias com sabonete líquido, entre outros protocolos devidamente registrados em uma cartilha com orientações para retomada presencial, elaborada e distribuída pela Comissão de Biossegurança e Sustentabilidade.

A IES segue o processo em sistema de rodízio dos alunos. As aulas estão sendo desenvolvidas no modelo híbrido de aprendizagem, sendo síncronas presenciais e remotas, com vídeoaulas e monitoria remota com plantão de dúvidas. A mudança conta com Inovação Metodológica e Tecnológica, utilizando câmeras para que os acadêmicos que estão de forma remota possam acompanhar o conteúdo dado pelo professor na plataforma Microsoft Teams. A organização e logística das salas de aula está sendo acompanhada pela gestão dos cursos de graduação, com o apoio dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE’s).

O objetivo é apoiar os discentes e garantir acesso às aulas e a construção do conhecimento de forma flexível e dinâmica, apoiando os docentes quanto aos processos didáticos e pedagógicos. As metodologias de aprendizagem estão sendo desenvolvidas de forma ativa e criativa considerando a hibridização do processo nos ambientes presenciais e mediados pela tecnologia.

Práticas Acadêmicas e atendimento à população

O CESMAC também já está com atendimento presencial nas clínicas e unidade de saúde de práticas para os graduandos e prestação de serviço para a população alagoana. A Unidade Docente Assistencial (UDA), oferece protocolos de atendimentos para saúde da mulher, criança, adolescente, adulto e idoso. As práticas também já retornaram nas clínicas de Odontologia, Nutrição, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia e Medicina Veterinária, além do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).
Os Centros de Especialidades Integradas da Saúde no curso de Medicina também já retornaram com práticas e atendimento nas diversas especialidades médicas como: Ginecologia, Endocrinologia, Hematologia, Dermatologia, Ambulatório de Nefrologia Pediátrica, Obstetrícia, Pediatria, Clínico Geral, Neuropediatra, Infectologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Pneumologia, Ortopedia, Reumatologia, Neurologia, Oftalmologia, Nefrologia e Urologia.