Com auditório lotado, CESMAC abre programação do Simpósio Internacional das Engenharias, Arquitetura e Sistemas de Informação

Evento segue com vasta programação até a próxima sexta, 31

30/05/2019 às 10h07

Na noite de ontem, 29, aconteceu a cerimônia de abertura do Simpósio Internacional do CESMAC no Auditório João Sampaio. O evento tem como tema central os desafios e perspectivas de inovação e sustentabilidade. O encontro conta a organização geral dos cursos de graduação em Arquitetura, Engenharias e Sistemas de Informação da IES.
Com auditório lotado, a solenidade teve início com a apresentação musical do Coral da Instituição que possui regência do Maestro Luiz Martins. Após esse primeiro momento, as principais autoridades foram convidadas a tomar assento na mesa de honra, foram elas: o Reitor, Dr. João Rodrigues Sampaio Filho; o Vice-Reitor, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório; o Reitor da Mackenzie, Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto; a promotora de justiça, Dra. Failde Mendonça; o diretor-presidente da Fapeal, Prof. Dr. Fábio Guedes Gomes; o ex-reitor da Universidade Federal de Alagoas, Prof. Dr. Eurico Lôbo e os presidentes dos Conselhos de Engenharia, Fernando Dacal e o Conselho de Arquitetura, Heitor Maia.
“Uma satisfação para a Instituição promover um evento dessa grandeza e que reúna uma grande quantidade de acadêmicos”, afirmou o Reitor João Sampaio Filho.
O Vice-Reitor, Prof. Douglas Apratto destacou o empenho de toda equipe de docentes e discentes envolvidos na organização do evento, “queremos parabenizar toda equipe docente que fez esse encontro acontecer e reforçar que o compromisso do CESMAC com seus alunos é oferecer ensino de excelência”, disse.
Ainda estiveram presentes, o conselheiro da Fejal, Dr. Estácio Valente, o Pró-Reitor Financeiro, Dr. Laércio Monteiro, o Diretor do Centro de Tecnologia da UFAL, Prof. Alexandre Lima, além de coordenadores dos cursos de graduação da IES e membros da equipe administrativa.
 Palestra Magna
O magnífico Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto, foi o conferencista da noite e falou sobre o tema central do evento. Além das mais de 300 pessoas presentes ao auditório João Sampaio, a palestra foi transmitida simultaneamente aos que estavam no Complexo de Inovações Pedagógicas e Salas Invertidas. O professor Benedito possui formação em Engenharia Elétrica, Doutorado em Elétrica/Telecomunicações e desde 2011, é Reitor da Mackenzie. Na ocasião, o Reitor foi condecorado com o Diploma de Honra ao Mérito do CESMAC.

O CESMAC e a Mackenzie firmaram parceria recentemente através do Doutorado Interinstitucional – DINTER em Distúrbios do Desenvolvimento.
Acessibilidade
Os intérpretes em Libras Radjalma e Givanilda trabalharam no sentido de levar mais acessibilidade aos convidados, traduzindo para Língua Brasileira de Sinais, de forma simultânea, todo conteúdo apresentado e explanado durante a cerimônia de abertura e a palestra magna.