1º Torneio de Robótica Sumôbots – Núcleo de Robótica

Atividade do I Encontro de Integração Tecnológica, que acontece até dia 09

07/11/2018 às 12h40

Desde de às 9h da manhã de hoje, 07, acontece, no hall de entrada do Campus II do Centro Universitário CESMAC, o 1º Torneio de Robótica Sumôbots, uma realização do Núcleo de Robótica da IES. A atividade faz parte da programação do I Encontro de Integração Tecnológica, evento acadêmico-científico promovido pelos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação.
Para o coordenador do Núcleo de Robótica do CESMAC, prof. Mozart de Melo, “quando trazemos um troneio nesse patamar e nível de organização estamos objetivando elevar o nível da robótica no Estado de Alagoas e consequentemente também elevamos o nível de entendimentos dos nossos alunos”, afirmou. O docente destacou ainda, que o objetivo principal não é apenas a competição da robótica, mas também integrar novos alunos ao processo e querendo entender mais como funciona a tecnologia e apresentar o potencial tecnológico da IES.
A estrutura do evento conta com exposição das produções do Núcleo como: ROV – Robô Submarino, Conecta – Robô Atendente, Óculos de Realidade Virtual, Drone Autônomo, Seguidor de Linha, além dos Robôs Sumôs. O espaço foi dividido em estações para cada equipe participante. Quase 50 grupos se inscreveram no torneio, que recebe instituições como o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com equipes de Arapiraca, Palmeira do Índios, Rio Largo e Sergipe, da capital Aracajú e também do interior como Itabaiana. Outros Colégios e Faculdades também garantiram a participação.
O estudante do curso de Sistemas de Informação e também integrante do Núcleo de Robótica, Guilherme Melo, reforça a importância da atividade. “Participar desses eventos, sem dúvida, reforça o aprendizado de conteúdos estudados. Temos a participação de bolsistas e isso intensifica o envolvimento desses alunos também com nossos projetos”.
As competições acontecem durante todo o dia de hoje, tendo apenas um intervalo para o almoço. Ao final, os vencedores serão premiados no mesmo local. A programação I Encontro de Integração Tecnológica continua, com a abertura a partir das 18h30, no auditório João Sampaio e outras atividades como minicursos nos dias 08 e 09, no Campus II.