CESMAC realiza I Encontro de Integração Tecnológica

Objetivo do evento foi reunir as tecnologias presentes nos cursos de exatas.

12/11/2018 às 14h30

Na última semana, foi realizado o I Encontro de Integração Tecnológica com o tema “A indústria 4.0 e os Novos Desafios para os Empreendedores”. O evento reuniu discentes e docentes dos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação, que participaram de diversas atividades nas dependências do Centro Universitário CESMAC. Torneio de robótica, palestras, debates, minicursos, apresentação de banners e uma gincana de integração entre os alunos fizeram parte da programação.
O encontro teve por objetivo disseminar conhecimento atualizado, promover a integração entre os cursos e oportunizar capacitação extracurricular aos alunos.
No evento de abertura, foi ministrada a palestra do professor doutor em Computação, Pablo Viana. O docente possui atuação acadêmica em sistemas de informação, gestão de inovação e empreendedorismo e experiência profissional no desenvolvimento de produtos. Ele falou sobre o tema “Geração de Valor e Oportunidade na Indústria Inovadora” e trouxe um pouco da experiência de ter estado a frente da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Alagoas. Os minicursos ministrados abordaram temas como Patentes, Simulação de processos utilizando o software Promolder, Coach, Gamificação utilizando óculos rift, Segurança em eletricidade na Indústria 4.0 e Automação de projetos elétricos.
Fechando a programação do evento, houve uma gincana que incluiu show de talentos, mostra de artes e apresentação de banners, além de  quiz de perguntas e respostas com a utilização do aplicativo Kahoot, que transforma ensino em sala de aula em game de conhecimento e combina educação e tecnologia. As turmas foram divididas em 4 equipes: amarela, azul, branca e verde, reunindo e integrando os acadêmicos e professores dos cursos envolvidos no evento.
“Integrar a tecnologia presente nos cursos é o grande objetivo desse evento. Quando se fala em Indústria 4.0, estamos falando da integração entre os cursos de exatas. A programação do evento aborda temas que são de fácil entendimento de acadêmicos dos 3 cursos envolvidos e de todos os períodos, facilitando a integração e o envolvimento deles”, disse o coordenador do curso de Engenharia Elétrica e coordenador interino dos cursos de Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, Prof. Jarbas Cabral.
O encontro teve enorme adesão  de estudantes e professores, permitindo  o contato direto da academia com profissionais atuantes no mercado da indústria 4.0.