Empresa Amanco, maior produtora de resinas em PVC na América Latina, reforça parceria com o CESMAC

Representante da multinacional no Nordeste entregou Laboratório de Instalações Hidrossanitárias para a Instituição

14/06/2019 às 13h07

Na manhã de ontem, 13, dirigentes, coordenadores, professores e representantes do Núcleo de Robótica do Centro Universitário CESMAC, receberam o representante e Técnico Comercial - Nordeste, da empresa Amanco, maior produtora de resinas em PVC na América Latina, no Núcleo de Exatas da Instituição.
O momento marcou a entrega oficial de um Laboratório de Instalações Hidrossanitárias, feito pela Amanco, que conta com painel que mostra, em um ambiente de banheiro, todas as soluções de água quente e esgoto, com séries normal, reforçada e silentium, que a empresa fornece, além de alguns painéis de elétrica e hidráulica.
O processo foi possível graças a um Projeto de Extensão do curso de Engenharia Civil, que tem a condução da Profa. Marianny Monteiro, com participação do Núcleo de Robótica. Para o coordenador do Núcleo de Robótica, Prof. Mozart Melo, “a parceria já vem sendo estabelecida desde a execução de um projeto do Núcleo de Robótica, chamado “Fórmula CESMAC”, que produziu um carro sustentável com canos de PVC doados pela Amanco.
De acordo com o representante e Técnico Comercial - Nordeste, da empresa Amanco, Alexsandro Lima Vieira, “o Centro Universitário CESMAC tem tudo a ver com a Amanco, pois também somos uma empresa reconhecida pela marca da inovação. Portanto, a parceria está sendo fortalecida por meio da montagem desse laboratório para beneficiar o conhecimento dos alunos. Vamos continuar a ministração de palestras, como já vem sendo feito, e também treinamentos com termofusor e alguns tubos para a prática”.

O Vice-Reitor Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório afirmou: “Nós ficamos muito felizes com essa parceria e com a participação dos docentes na função maior de uma instituição universitária, em trazer inovação com sustentabilidade. As áreas das engenharias e robótica são nobres, pois garantem uma parte importante da academia com as ciências exatas bem estruturadas e isso nós temos aqui”, detalhou.
Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil, Profa. Rosineide Honorato, “a Amanco é uma parceira importante para garantir que os alunos da Civil, em várias disciplinas, possam efetivar a prática, utilizando esse laboratório. Na verdade, a empresa vem deixando o Núcleo de Exatas ainda mais equipado com novas tecnologias”. O Prof. Fernando Pedrosa, integrante do Núcleo de Robótica, além da coordenadora geral e também a adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo, professoras Tânia Gusmão e Yvana Sampaio, também estiveram presentes no encontro.
O Reitor Dr. João Rodrigues Sampaio Filho, destacou a importância de estar atento ao que é novo na educação. “Estamos vivendo a inovação no CESMAC e essa parceria reflete justamente isso. O aluno tem que ser provocado a pensar e seguir no caminho das mudanças e a área de exatas pede isso. Estamos muito satisfeitos com todo esse processo”, afirmou.
Segundo o Pró-Reitor de Gestão e Planejamento João Sampaio Neto, “o mais importante é que a pesquisa tenha utilidade efetiva, por isso que essa ponte com as empresas é de suma importância para a aplicabilidade do que foi cientificamente desenvolvido. A interação entre a produção científica e as empresas é o principal ponto para o avanço”, reforçou.

Amanco
A Marca Amanco pertence a Mexichem, grupo de empresas químicas e petroquímicas líderes no mercado latino-americano. Com sede em São Paulo, a Mexichem Brasil conta com cerca de 3000 colaboradores e dispõe de sete fábricas no Brasil. Trazendo ao mercado tecnologia de ponta, a empresa vem conquistando a preferência do consumidor e de profissionais da construção civil, do setor de infraestrutura e da agropecuária. O Grupo Mexichem é o maior produtor de resinas de PVC na América Latina e o principal produtor de tubos e conexões desta região. Detém a liderança mundial na produção de ácido fluorídrico, sendo o único produtor integrado na América. Além disso, é líder também na produção de cloro.