Núcleo de Apoio Psicopedagógico do CESMAC apoia a “Campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”

Iniciativa tem o objetivo de ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias do país

30/06/2020 às 09h36

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPC, do Centro Universitário CESMAC, está apoiando a “Campanha Sinal Vermelho para a Violência Doméstica”. Mulheres em situação de violência são realidade no Brasil e, em tempos de isolamento, enfrentam ainda mais a dificuldade em denunciar os agressores. Esse cenário motivou o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) no lançamento da campanha, que tem como foco ajudar mulheres em situação de violência a pedirem ajuda nas farmácias de todo o país.
Para contribuir com esse importante processo, o NAPC/CESMAC pensou em divulgar a Campanha, colaborando com essa luta. A coordenação convidou professoras e colaboradoras da Instituição para serem parte integrante de um vídeo sobre o tema.
De acordo com a Psicóloga, docente e coordenadora do NAPC/CESMAC, Janaína Diniz, “por questão de solidariedade, responsabilidade social e sororidade, o Núcleo de Apoio Psicopedagógico mobilizou a comunidade acadêmica para disseminar a campanha, com o intuito de proporcionar ainda mais oportunidades de quebrar o ciclo de violência. É preciso falar sobre o assunto e orientar as vítimas sobre os canais disponíveis de denúncia”, afirma.

O objetivo da campanha é oferecer um canal silencioso, permitindo que essas mulheres se identifiquem nesses locais e, a partir daí, sejam ajudadas e tomadas as devidas soluções. É uma atitude relativamente simples, que exige dois gestos apenas: para a vítima, fazer um X nas mãos; para a farmácia, uma ligação.
Com o “X” vermelho na palma da mão, que pode ser feito com caneta ou mesmo um batom, a vítima sinaliza que está em situação de violência. Com o nome e endereço da mulher em mãos, os atendentes das farmácias e drogarias que aderirem à campanha devem ligar para o 190 e reportar a situação. A iniciativa conta com a parceria de 10 mil farmácias e drogarias em todo o país.
Para a acadêmica do sétimo período do curso de Psicologia, Lavínia Rodrigues Lima, “enquanto estudante de Psicologia tenho respeito e ponho em prática a empatia e o apoio ao próximo, achei extremamente importante participar desse convite, pois ainda não tinha o conhecimento profundo sobre o conteúdo exposto. Assim, a disseminação da campanha é imensamente relevante, expandindo esse conhecimento ao maior número de pessoas para que alcance realmente a quem de fato precisa. As campanhas e informações realizadas e postadas pelo Núcleo, estão sendo fundamentais nesse momento delicado que estamos passando, é uma satisfação fazer parte disso”, declara.

A Campanha Sinal Vermelho conta com o apoio da Abrafarma, Abrafad, Instituto Mary Kay, Grupo Mulheres do Brasil, Mulheres do Varejo, Conselho Federal de Farmácias, Conselho Nacional dos Chefes da Polícia Civil, Conselho Nacional dos Comandantes Gerais, Colégio das Coordenadorias Estaduais da Mulher em Situação de Violência Doméstica, Fonavid, Ministério Público do Trabalho, Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais e Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Segundo a Major Danielli Assunção, Comandante da Patrulha Mª da Penha na Polícia Militar do Estado de Alagoas, “é uma gratidão ter o CESMAC, uma Instituição tão séria e renomada, incluindo em suas campanhas o combate à violência doméstica. É de suma importância que instituições de ensino estejam atentas ao combate desse mal, que de certa forma quintuplicou nesse momento de isolamento social. Então, somos gratos, parceiros e afirmamos que a Polícia Militar, através da  Patrulha Mª da Penha, vai estar sempre pronta para atender as necessidades da nossa sociedade e também do CESMAC, que visualiza além do ensino, importantes questões sociais na formação dos acadêmicos”, enfatiza.