Tecnologia e inovação movimentam estandes no Simpósio Internacional das Engenharias, Arquitetura e Sistema de Informação, com presença indígena e várias apresentações culturais

Núcleo de Robótica apresenta carro sustentável e encanta índio da Aldeia Wassu Cocal. Teve ainda Coco de Roda Tentação, do bairro do Jacintinho

31/05/2019 às 12h50

O Simpósio Internacional das Engenharias, Arquitetura e Sistemas de Informação, realizado pelo Centro Universitário CESMAC, garante sucesso com uma programação intensa e muito variada. O evento, que acontece até hoje, 31, também conta com estandes de vários cursos e ações da Instituição, incluindo o Núcleo de Robótica.
A Robótica do CESMAC vem desenvolvendo projetos com tecnologia e muita inovação. A Feira, que apresenta as novidades para os participantes do evento recebeu o projeto FÓRMULA CESMAC, com o veículo sustentável que reutiliza material em PVC. A idealização partiu do Núcleo de Robótica juntamente com um projeto de extensão do curso de Engenharia Civil e tem como parceiro a AMANCO.
A novidade chamou a atenção do índio Almir, da Aldeia Indígena Wassu Cocal, situada no município de Joaquim Gomes, que participou de apresentação com o grupo indígena trazido pelo Núcleo Acadêmico Afro Indígena NAFRI/CESMAC, com a Dança do Toré.
Reforçando a integração e interdisciplinaridade na academia, o evento conta também com apresentações culturais, promovidas pela Coordenação Geral de Extensão. Além da Dança do Toré, com a Aldeia Indígena Wassu Cocal, o Coco de Roda Tentação, do bairro do Jacintinho, encantou o público com muita animação.
As apresentações contaram com a presença do Vice-Reitor do CESMAC, Prof. Dr. Douglas Apratto Tenório, além de coordenadores, professores, alunos e convidados.
Carro Sustentável
O projeto FÓRMULA CESMAC tem como principal objetivo a confecção de um veículo sustentável que reutilize material em PVC. A idealização partiu do Núcleo de Robótica Cesmac juntamente com um projeto de extensão do curso de Engenharia Civil tendo como parceiro a AMANCO.
Visando sempre a metodologia do “aprender fazendo” o desenvolvimento do projeto teve a participação dos alunos dos cursos de Engenharia Civil, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo.
A ideia central é apresentar o veículo para toda a sociedade alagoana como um meio de transporte acessível e sustentável, que utilize energia renovável através do painel solar, projeto em desenvolvimento. Em paralelo esse projeto será apresentado em eventos e escolas públicas do estado e município para despertar a utilização consciente dos materiais de construção.