Curso de Biomedicina desenvolve Projetos Integradores realizados por professores e alunos nas ações extensionistas

Trabalho inclui apresentações, ações em escolas e prestação de serviço

04/06/2019 às 15h07

O curso de Biomedicina do Centro Universitário CESMAC vem desenvolvendo uma série de Projetos Integradores, com ações extensionistas realizadas por professores e alunos da graduação. Um encontro marcou as apresentações dos projetos do semestre 2019.1, no Complexo de Inovação Pedagógica (salas invertidas) da Instituição.
As ações extensionistas de sete equipes, montadas fazendo a integração interperíodos (2° ao 6° períodos), foram desenvolvidas na Escola Estadual Maria das Graças de Sá Teixeira. No local, os acadêmicos apresentaram aos alunos do ensino fundamental e médio oficinas de horta, compostagem e higienização dos alimentos.

Paralelamente, outras equipes promoveram atividades lúdicas de educação em saúde sobre diabetes, dislipidemia e hipertensão, além de coletarem amostras para realização de exames laboratoriais. Os exames foram executados tanto pelos alunos do Projeto Integrador, do Projeto de Práticas Biomédicas (1° ao 6° períodos) e os graduandos do Estágio Curricular Supervisionado I (7° período).
Foi uma experiência interdisciplinar e extensionista que oportunizou ao aluno o desenvolvimento de conhecimento a partir das próprias pesquisas. Desde março os grupos têm se organizando e planejando as ações, que aconteceram no mês de maio.
De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Chiara Marinho, “a coordenação vê como o fortalecimento da formação crítica, humanística do acadêmico, uma vez que esse tipo de projeto provoca a reflexão e a aplicação contextualizada da teoria e prática. Além de desenvolver a liderança, comunicação e a responsabilidade de uma atuação profissional consciente e dirigida para a melhoria da qualidade de vida da população.