Editora CESMAC participa de mais uma edição do Chá de Memória

Participação com palestra e livro sobre "História das ideias políticas de Pontes de Miranda" do professor Sérgio Coutinho

16/07/2019 às 12h59

A participação acontece com o lançamento do livro "História das ideias políticas de Pontes de Miranda", resultado da pesquisa do professor Sérgio Coutinho dos Santos para conclusão do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A obra é uma produção da Editora do Centro Universitário CESMAC e vai ser lançada na 34ª edição do “Chá de Memória”, uma iniciativa do Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão pertencente ao Gabinete Civil do Estado.
O autor, que também é cientista social e jurista, além de docente do curso de Direito da Instituição, estudou obras políticas de Pontes de Miranda, esgotadas há mais de 50 anos, para sistematizar os fundamentos e as transformações das ideologias defendidas pelo objeto de estudo. Foram analisados como documentos livros publicados entre os anos 1920 e a década de 1970, com uma investigação inédita em abrangência e no acesso às fontes.
O autor mostra como a imensa obra de Pontes de Miranda, mesmo em títulos esgotados sem perspectiva de novas edições, ainda contribui para nosso tempo em diversos campos do conhecimento.
O Chá de Memória
O Projeto Chá de Memória foi idealizado com o objetivo de discutir temas relevantes de interesse da sociedade alagoana e de aproximação da sociedade com o Arquivo Público de Alagoas (APA). O Chá mistura cultura e gastronomia e conta com o apoio de parceiros como: Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Secretarias de Estado de Comunicação (Secom) e Cultura (Secult), além do Centro Universitário CESMAC.
A proposta se consolida com temáticas variadas de interesse de todos segmentos, estendendo-se aos municípios alagoanos. Cidades como Ibateguara, São José da Laje, Coruripe e Penedo realizam frequentemente a atividade. Ao final de cada evento, os participantes têm direito a certificado de participação e se deliciam com as guloseimas ofertadas pela coordenação do evento.

Serviço:
Data: 30 de julho de 2019
Horários: 16h
Evento: Lançamento do livro "História das ideias políticas de Pontes de Miranda" e palestra no 34º Chá de Memória, promovido pelo Arquivo Público de Alagoas (APA).
Local: Arquivo Público de Alagoas (bairro de Jaraguá - em frente à administração do Porto e ao lado da antiga Estação Ferroviária)