I MED INTEGRA reúne estudantes e professores do curso de Medicina e promove debates e aprendizado

Objetivo é contribuir para a formação de recursos humanos e para o fortalecimento dos pressupostos básicos da educação que visam a formação de um indivíduo crítico, reflexivo, humanista e capaz de atuar nos diversos cenários da saúde

08/05/2019 às 16h30

Começou hoje,8, o I MED INTEGRA/WORKSHOP, às 14h, simultaneamente no auditório João Sampaio, nas salas 101 e 202 do campus I e na sala Invertida 1. Segundo a profa. Gabriela Muniz “ O objetivo do MED INTEGRA é integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão. Para que isso acontecesse foi escolhida uma temática geral que foram as doenças infecciosas, sendo subdivididas as particularidades de cada período. No primeiro período foram trabalhadas as doenças infecciosas que afetam a concepção e a formação do ser. O segundo período trabalhou as doenças infecciosas que afetam o trato gastrointestinal e respiratório. O terceiro período tratou das doenças que afetam o sistema nervoso central e o quarto período fez a correlação entre doenças infecciosas, imunidade e saúde mental. Ou seja, cada período trabalhou a temática que está cursando no primeiro módulo, integrando assim, diferentes disciplinas e módulos com as doenças”, disse a professora.
Outra característica é não tratar o indivíduo isoladamente, mas reconhecer cada parte do que os alunos estão estudando. Nessa primeira etapa, os estudantes escolheram subtemas para desenvolver resumos para apresentação dos trabalhos em formato de banner, sempre orientados por um professor de Medicina. Na segunda etapa, eles tiveram que trabalhar com as necessidades das comunidades atendidas por eles. O primeiro e o segundo períodos trabalharam com prevenção de doenças transmitidas por vetores, terceiro período trabalhou com doenças sexualmente transmissíveis, com foco na sífilis, que afeta o sistema nervoso central. O quarto período trabalhou com cuidados com saúde mental nas escolas. A partir do desenvolvimento dos estudos dos resumos, os alunos montaram uma ação de extensão em diferentes escolas do Estado e foram para essas escolas para orientar os alunos. Foi feito um vídeo com o compilamento das ações que será apresentado no último dia do I INTEGRA MED.
 
A Profa. Dra. Kelly Chrystine Barbosa Mendes, pediatra, palestrou no auditório sobre Infecções Congênitas e Perinatais – Torchsz ( que é um acrônimo para T- toxiplasmose, O – outras, tais como parvovirose e HIV, R – rubéola, C – citamegalovírus, H – herpes, S – sífilis e Z – Zika vírus. Na sala 101 houve palestra sobre doenças infecciosas que afetam o sistema respiratório, com a presença da Profa. Dra. Maria de Fátima Alécio Mota, pneumologista. Na Sala Invertida 1, a Profa. Ivonilda de Araújo Mendonça, infectologista, falou sobre a Neuropatia da Hanseníase. Já na sala 202 , os doutores Audenis de Aguiar Peixoto, psiquiatra, e Renee Oliveira do Nascimento, infectologista, realizaram mesa-redonda sobre Doenças infecciosas: distúrbios da imunidade e saúde mental (HIV).
 
O MED INTEGRA reúne três atividades: palestras com especialistas das áreas que estão sendo estudadas, apresentação de banners que acontecerá amanhã,9 e no dia 10 haverá apresentação dos vídeos das atividades de extensão que eles realizaram nas escolas. Haverá também o Libra Show, que mostrará a temática de forma lúdica.
 
O projeto integrador I MED INTEGRA do Curso de Medicina do Centro Universitário Cesmac foi desenvolvido com o intuito de propiciar à integração entre os diferentes módulos do 1º, 2º, 3º e 4º períodos do curso através da promoção de ensino, pesquisa e ações extensionistas. Tendo como objetivos contribuir para a formação de recursos humanos e para o fortalecimento dos pressupostos básicos da educação que visam a formação de um indivíduo crítico, reflexivo, humanista e capaz de atuar nos diversos cenários da saúde. Haverá atividades nos dias 9, pela manhã e tarde, e no dia 10 com o encerramento da mostra do projeto.