LAOOPI na programação do Projeto Conecta Odonto

Liga Acadêmica de Odontopediatria e Ortodontia Preventiva e Interceptativa destacou o tema sobre Hipomineralização Molar Incisivo (HMI)

04/09/2020 às 16h30

A Liga Acadêmica de Odontopediatria e Ortodontia Preventiva e Interceptativa – LAOOPI, do curso de Odontologia do Centro Universitário CESMAC, foi a responsável pela programação da última semana no Projeto Conecta Odonto.

A equipe da LAOOPI, coordenada pela Profa. Dra. Karlla Almeida Vieira e pelo Prof. Me. Dario Fernandes Lopes Neto, apresentou uma programação voltada para o tema “Hipomineralização Molar Incisivo (HMI)”. O trabalho destacou que a HIM é um defeito de origem sistêmica no esmalte dentário, atingindo os primeiros molares permanentes e, frequentemente, é associada com os incisivos permanentes.

Os vídeos, posts, cards, lives e ações da semana destacam que essa questão é caracteriza por defeitos qualitativos dos tecidos dentários e identificada visualmente pela alteração na translucidez do esmalte. Como possíveis causas etiológicas da HMI são citadas doenças respiratórias e complicações perinatais. Outras causas relatadas são o baixo peso associado à falta de oxigênio, que ocasiona a hipóxia dos ameloblastos, desordens metabólicas de cálcio e fosfato e doenças sistêmicas da infância associadas à febre alta durante os três primeiros anos de vida.

A programação também contou com a Live da Profa. Dra. Karlla Almeida Vieira, que tratou sobre o tema: “Importância do Diagnóstico e do Tratamento da HMI”. A palestrante é em Odonpediatria, Mestre e Doutora em Odonpediatria pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp, Pós-Doutora em Biofotônica pela Universidade Nove de Julho – São Paulo, Professora do Estágio Supervisionado em Clínica Integrada Infantil do CESMAC, Coordenadora e Professora do curso de Especialização em Odonpediatria do Ápices Cursos e Odontopediatra Voluntária do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), em Alagoas.

Acompanhe o Instagram @dontologia.cesmac e fique sabendo das ações e novidades do Projeto Conecta Odonto e do curso de Odontologia do CESMAC.