Live realizada pelo NAC Cesmac promove reflexão sobre “Saúde Mental o que sei ou não sei sobre isso”?

Atividade acontece no dia 26 de julho, das 12h às 13h, no Canal Oficial do Cesmac no Youtube

16/07/2021 às 14h56

Com o objetivo de proporcionar o conhecimento sobre da saúde mental, importância e como melhorar as condições apresentadas pelo indivíduo, além da Identificação dos principais sinais dos pensamentos disfuncionais, depressivos, entre outras questões, o Núcleo de Acessibilidade do Cesmac (NAC) promove, no próximo dia 27, das 12h às 13h, a Live “Saúde Mental: o que sei ou não sei sobre isso?”.

Para debater o tema a programação recebe Laeuza Lúcia da Silva Farias – Psicóloga e Ex-Presidente do Conselho Regional de Psicologia CRP 15/0229, e ainda Zaíra Rafaela Lyra Mendonça – Presidente do Conselho Regional de Psicologia CRP 15/2558.
“Desde o relato do primeiro caso de Covid-19 e com a rápida disseminação da doença em todo o mundo, obrigando a uma mudança radical na forma de ser e estar, com transformações nas maneiras de trabalhar e estudar, boa parte da população vem apresentando sintomas negativos de adaptação à nova realidade. Estados e munícipios em situação de emergência (pandemia mundial) vêm pondo em prática a obrigatoriedade de distanciamento e isolamento social, e os reflexos das medidas de enfrentamento na economia, política e sociedade, impactando diretamente na vida das pessoas”, relata a Profa. Janaína Diniz – Coordenadora do NAC, e também do Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPC).
A docente, que também é Psicóloga, Ex-Presidente do Conselho Regional de Psicologia – CRP15/3448, e professora da graduação de Psicologia do Cesmac, reforça ainda, que “essa situação tem grande potencial de afetar a saúde mental das pessoas, aumentando os níveis de ansiedade, pois fatores desconhecidos e incertos fazem com que todos se sintam inseguros, com níveis de humor depressivo e estresse, principalmente em casos como esse, de nível mundial”.
 
 
“Mente Sã, Corpo São”: Saúde Mental em Primeiro Lugar
 
A iniciativa faz parte do grande Projeto intitulado: “Mente Sã, Corpo São”: Saúde Mental em Primeiro Lugar. A iniciativa está ligada a Pró-Reitoria Acadêmica Adjunta (PROAD), que tem no nascedouro a perspectiva dos olhares multidisciplinares dos profissionais elaboradores, que se unem em prol de práticas educacionais de Apoio Discente efetivas e emancipadoras.
Os organizadores destacam que cuidar da saúde mental é necessidade essencial da espécie humana, sendo inevitável buscar mecanismos sociais que possibilite viver em harmonia como o “eu” de cada pessoa. Foi pensando nesse cuidar generalista na saúde mental, que o Cesmac elaborou o projeto, organizado a partir de diversos subprojetos que apresentam na estrutura os objetivos, público-alvo, descrições e cronogramas de execução com vistas a situar, de maneira prática e didática, os futuros leitores interessados na temática e ações a serem desenvolvidas.
A Comissão de Elaboração do Projeto é integrada pelos docentes David Christian de Oliveira Pereira (Linguista e Psicopedagogo); Elisângela Silva de Jesus (Pedagoga e Psicopedagoga); Janaína Diniz Guedes (Psicóloga) e Vanina Papini Góes Teixeira (Psicóloga).
Já na Equipe de Apoio e Execução tem Adriana Nazário da Silva; Daniella Pereira do Nascimento; Jéssica do Nascimento Carneiro; Laiza Nascimento dos Anjos; Laryssa Ramos de Holanda e Rosamaria Rodrigues Gomes. A revisão e atualização ficou por conta do Prof. David Christian de Oliveira Pereira.