Projeto de Psicologia CoVIDAvaliação faz intervenção na Clínica de Estética Bem Vitalle

Com o retorno do trabalho presencial empresa focou na preparação dos funcionários com a ajuda da equipe do CESMAC

23/07/2020 às 15h37

O grupo de pesquisadores do Projeto de Extensão “CoVIDAvaliação em Saúde: A Promoção da Qualidade de Vida e Saúde Mental no Trabalho em Organizações de Alagoas” iniciou atividades com mais uma empresa alagoana. Agora, além do Pratagy Beach Resort, o trabalho também acontece com a Clínica de Estética Bem Vitalle – Maceió.
A ação aconteceu no 1° Encontro com os colaboradores no retorno às atividades - conhecendo o negócio - “Fazer em Equipe”, realizado na empresa. O tema foi abordado pela Psicóloga e consultora Dra. Cristiane Souza de forma presencial, com todos os cuidados e atendendo aos protocolos dos órgãos de saúde locais e nacionais. A graduandas do curso de Psicologia pelo Centro Universitário CESMAC, Thaís Zardo e Elisane Ribeiro, também participaram da facilitação, mas de forma remota.

No encontro os participantes foram familiarizados com a equipe facilitadora. Posteriormente foram realizadas dinâmicas que objetivaram uma breve apresentação e reflexão acerca de si, fortalecendo o nível de conhecimento entre os membros da equipe. A equipe facilitadora também proporcionou uma breve conversa sobre: "A importância de manter um bom ambiente de trabalho." e "Como desenvolver a inteligência emocional no ambiente de trabalho.".
“Foi uma excelente experiência, rica de conhecimento, e a integração mesmo que remota entre a empresa e os acadêmicos contribuiu muito para a dinâmica da reunião, garantindo a integração dos colaboradores. Foi muito positiva”, afirmou Adriana Maria, gestora da Clínica Bem Vitalle e Fisioterapeuta.

A Profa. Dra. Cristiane Souza, que orienta o projeto, acredita que com o retorno e a flexibilização das atividades empresariais na clínica surge uma oportunidade de estar no momento certo para o acolhimento em Saúde Mental na força de trabalho. “Fomos  procurados para que no retorno da atividade nós pudéssemos auxiliar naquilo que nós compreendemos que temos competências para facilitar o melhor bem-estar, saúde mental e o fomento ao trabalho em equipe, com redução do medo e da ansiedade para que possam continuar a desenvolver as atividades como a clínica tão bem já fazia”, explica.

Elisane Ribeiro, acadêmica do sétimo período de Psicologia explica, que participar deste momento foi de extrema importância, pois os estabelecimentos irão voltar aos poucos, com a expectativa nas alturas e proporcionar uma volta mais acolhedora é de fato muito bom. “Nosso trabalho vem reforçar o quanto a importância de manter a integração e a promoção da Saúde mental dos colaboradores dentro de uma organização faz toda a diferença.  Principalmente neste momento de pandemia, porque ficaram parados por um período e agora estão de volta à ativa”, descreve.