Projeto Integrador Extensionista do Cesmac pintando o sete com amor e alegria na Comunidade Nosso Lar

Trabalho de pintura foi voltado para idosos da comunidade, servindo como terapia ocupacional, e possibilitando aos acadêmicos a aplicação prática das técnicas estudadas em sala de aula

22/12/2021 às 19h19

O Projeto Integrador Extensionista do Cesmac, intitulado: “Vamos pintar o sete com amor e alegria”, tem feita a diferença na vida dos moradores da Comunidade Nosso Lar, que fica no bairro do Vergel do Lago.

 

Uma série de atividades, foi trabalhada durante dois meses, levando benefícios para essas pessoas, melhorando a qualidade de vida no local e estimulando a criação e arte para pinturas. O trabalho é focado na pintura em formato extensionista, desenvolvido pelas professoras Vanessa Gonçalves e Morgana Medeiros, docentes da disciplina Forma e Espaço, do curso de Arquitetura e Urbanismo, que é coordenado pelas professoras Yvana Sampaio e Hannan Melo.

Os alunos passaram por uma preparação, estudando as técnicas de pintura de Henri Matisse, pintor, desenhista, gravurista e escultor francês. Sua obra é considerada uma das expressões mais significativa da arte de vanguarda. Foi um dos fundadores do “Fauvismo” – o primeiro movimento moderno do século XX.

O trabalho de pintura foi voltado para os idosos dessa comunidade, servindo como terapia ocupacional, e ainda possibilitando aos acadêmicos do primeiro período a aplicação prática das técnicas estudadas em sala de aula. A troca de saberes e experiências tornou possível trabalhar a realidade e o cotidiano em que vivem na forma de pintura. A foi submetido e acompanhado pelo Coordenador Geral de Extensão, Prof. Dr. Rodrigo Guimarães.