Egresso de Farmácia do Cesmac é aprovado no Doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos da UFC

Willams Alves da Silva reforça que a formação foi fundamental para a aprovação em instituições federais renomadas do Nordeste

19/03/2021 às 16h04

Formado em Farmácia pelo Centro Universitário CESMAC em 2016.2, o egresso Willams Alves da Silva foi aprovado no Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPgDITM), nível Doutorado, constituído por uma Associação de Instituições de Ensino e Pesquisa do Brasil incluindo: Universidade Federal do Ceará – UFC, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE e Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.
São oferecidas aos candidatos, Inovação Tecnológica em Medicamentos como área de concentração tendo como linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Produtos e Processos Farmacêuticos, Tecnologias Analíticas e Produtivas e Ensaios Pré-clínicos e Clínicos.
Com o intuito de permitir uma formação ampla com foco no desenvolvimento de medicamentos inovadores, o curso de doutorado está dividido em áreas temáticas, denominadas etapas de formação. Cada etapa é constituída de disciplinas obrigatórias e eletivas, sendo planejado de forma que o aluno curse disciplinas obrigatórias em cada uma das etapas de formação e em seguida, complemente os créditos com disciplinas eletivas de acordo com a especificidade do seu tema de tese.  As Cinco etapas de formação são estruturadas em: Química/Bioquímica, Pré-clínica, Farmacêutica, Clínica e Registro e Pós-Comercialização, incluindo a Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual.

Durante a trajetória de formação no Cesmac, Willams participou do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), Programa de Extensão Universitária e Monitoria, todos orientados pela Profa. Dra. Kristiana Cerqueira Mousinho, com publicação de trabalhos indexados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros e apresentações em congressos.
Após a formação iniciou uma pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica, e no ano de 2018 foi aprovado em terceiro lugar no Programa de Pós-Graduação em Morfotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvendo pesquisa com foco na investigação da presença de compostos químicos majoritários no extrato etanólico da casca do caule de Croton heliotropiifolius (EECroton) e seus efeitos toxicológicos.
Em 2020 finalizou o mestrado e mudou para Fortaleza (CE), onde pretendia fazer doutorado. NO mesmo ano, participou da seleção do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (DITM – UFC, sendo aprovado em segundo lugar.
Os doutores egressos do PPgDITM deverão ter sólido conhecimento na área de farmácia, dominando a cadeia produtiva para o desenvolvimento de novos medicamentos e de pesquisas inovadoras e transferência de tecnologia em alguma das etapas da cadeia: desde a síntese e prospecção de novas moléculas bioativas até a pesquisa clínica de novos medicamentos, passando pela determinação da eficácia e segurança dessas moléculas e a sua formulação em especialidades farmacêuticas. (Fonte: http://www.ppgditm.ufc.br/ )
“Foi um processo seletivo atípico, principalmente pelo momento que estamos passando. É composto por quatro etapas, primeiro deferimento da inscrição, avaliação do projeto, apresentação e o último avaliação do Currículo Lattes. A formação pelo Cesmac, sem dúvida, foi fundamental para a aprovação em instituições federais renomadas do Nordeste. Pois, oferece ao discente todas oportunidades necessárias para uma excelente formação profissional”, conclui o egresso.