Inovação Acadêmica continuou sendo reforçada em tarde de programação no Seminário do Cesmac

Internacionalização, trajetória Afro e Indígena, Processo Estratégico Acadêmico, Apoio Psicopedagógico, Biossegurança, entre outros destaques

11/05/2021 às 21h00

O período da tarde de hoje (12), também foi repleto de debates importante no Seminário de Inovação Acadêmica do Cesmac, com temas envolvendo o diferencial da internacionalização para a inovação no Cesmac, com a Profa. Morgana Medeiros – Coordenadora do Núcleo de Internacionalização, e a discente do curso de Medicina Veterinária, Ana Gabriela Almeida Luna.

A atividade seguiu com a análise sobre Inovações e desafios do trabalho no Núcleo Acadêmico Afro e Indígena e Direitos Humanos (NAFRI-DH), com a população tradicional em tempos de pandemia. O debate ficou por conta do Prof. Dr. Jorge Vieira – Coordenador do NAFRI-DH.

Teve ainda o Centro de Inovação Tecnológica Cesmac, um novo espaço para produção de projetos científicos integrando toda comunidade acadêmica, com o Prof. Mozart Melo – Coordenador do Núcleo de Robótica, juntamente com os acadêmicos Álvaro Gabriel Basílio e Udson Souza Conceição.

Diretrizes no Processo Estratégico Acadêmico e Cumprimento das Normas Legais no período de pandemia foi o tema trazido pela Profa. Daniella Pereira - Secretaria Geral Acadêmica.

Já a Profa. Eliete Souza – Coordenadora da Rede Bibliotecas Cesmac, debateu sobre a reinvenção dos serviços da biblioteca frente a pandemia.

 

O tema “Seja bem-vindo, onde podemos ajudar?”: práticas de orientação e estratégias para a melhoria do bem-estar dos discentes no processo de aprendizagem, foi discutido pela Profa. Janaína Diniz – Coordenadora do Núcleo de Apoio Psicopedagógico, e o discente do curso de Fisioterapia, Nilton César dos Santos Júnior.
A Profa. Ticiana Leal - Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação, juntamente com a acadêmica de Fisioterapia, Ana Emília Mendes, trabalhou o tema sobre Processo autoavaliativo: sua contribuição para a comunidade acadêmica e gerenciamento de indicadores de qualidade.  Já a Importância de uma Comissão de Biossegurança na normatização de medidas de prevenção durante Sindemia pelo Sars-CoV-2, foi debatido pela Profa. Cássia Silva Discente – Coordenadora da Comissão de Biossegurança, e a discente Gabriela Rocha Sotero.
Atuação do Comitê de Ética em Pesquisa Cesmac durante a pandemia da Covid-19: resultados e dinâmica de trabalho do ano de 2020, com a Profa. Miciele Santos – Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa Humana, e a discente Larine Ferreira Lira. Teve ainda Atuação do Comitê de Ética Para Uso Animal (CEUA/CESMAC) durante o cenário de pandemia da Covid-19 - Resultados 2020, com o Prof. Rodrigo Matos - Comitê de Ética em Pesquisa para Uso Animal, e os discentes: Vitória Aline Santos, Sarmento Ericka e Wanessa da Silva Costa.
IET-Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia: desafios e resultados de 2020, foi destaque trazido pela Profa. Kathia Rebelo – Coordenadora da Incubadora Empresarial Tecnológica Empresa Juniores Cesmac, juntamente com a discente da graduação de Biomedicina, Alícia da Silva Ferreira. A tarde de programação foi concluída com o tema O resultado da pesquisa Cesmac gerando inovação tecnológica, trazido pelo Prof. Geraldo Lima – Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT).
Todo o Seminário conta com os Tradutores / Intérpretes de LIBRAS: Marcela Costa dos Santos, Givanilda Cristóvão de Oliveira do Nascimento e Radjalma Rodrigo de Lima Ferreira, integrantes do Núcleo de Acessibilidade do Cesmac, coordenado pela Profa. Janaína Diniz.